Pista mais rápida do Brasil é 1ª base de comparação dos novos Stock Cars
Depois de testes e corridas, a evolução dos SUVs será medida neste fim de semana, no retorno da categoria à cidade de Cascavel

Três meses depois e já acumulando muitos quilômetros de testes, treinos e corridas, a Stock Car Pro Series regressa a Cascavel, no interior do Paraná, para a disputa da sexta etapa da temporada. Com 3.058 metros, a pista do Autódromo Internacional Zilmar Beux, a mais rápida do calendário, será a primeira a ser repetida pela categoria dos novíssimos e tecnológicos carros da geração SUV.
Com corridas previstas para sábado (06/09) e domingo (07/09), a jornada em Cascavel será a primeira base de comparação em termos de desempenho dos modelos Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse Cross e Toyota Corolla Cross, que retornam pela primeira vez a um circuito onde já competiram.
Os recordes de tempo de volta de um Stock Car ficaram muito perto de serem batidos logo na estreia dos SUVs no Zilmar Beux. A volta mais rápida de um carro da categoria no traçado cascavelense pertence a Max Wilson, que, em junho de 2017, anotou 1min00s838 (média de 180,952 km/h) com o Chevrolet Cruze. No dia seguinte, o campeão de 2010 virou 1min01s724, melhor tempo em uma corrida na pista.
No Q1 da sessão classificatória da etapa de maio, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) registrou 1min00s979 (média de 180,534 km/h) com o Mitsubishi Eclipse Cross. Na corrida, a volta mais rápida ficou com Enzo Elias, que aferiu 1min02s311 com o Chevrolet Tracker preparado pela Scuderia Bandeiras.
Mesmo em um estágio ainda inicial da temporada, com os pilotos ainda em processo de familiarização e adaptação ao novo carro, o equilíbrio de forças foi visto nitidamente nesta primeira jornada dos SUVs em Cascavel. Durante os treinos livres daquela etapa, nada menos que 23 carros fecharam as atividades dentro do mesmo segundo.
Desde o complemento da etapa de Cascavel, a Stock Car realizou seis corridas, na esteira das rodadas disputadas no Velopark, no Velocitta e em Curvelo. Além da programação habitual de pista, iniciada às sextas-feiras, com os treinos livres, a AudaceTech, divisão de projeto, pesquisa e desenvolvimento do Grupo Veloci e responsável pelos novos SUVs, empreendeu uma série de testes para avançar em termos de performance e confiabilidade dos modelos da nova geração de carros da Stock Car.
Classificação do campeonato após cinco etapas
1º Gaetano Di Mauro, 360 pontos
2º Felipe Fraga, 349
3º Felipe Baptista, 344
4º Guilherme Salas, 342
5º Cesar Ramos, 326
6º Enzo Elias, 291
7º Arthur Leist, 283
8º Nelson Piquet Jr., 269
9º Thiago Camilo, 252
10º Rubens Barrichello, 225
11º Rafael Suzuki, 211
12º Lucas Foresti, 209
13º Gianluca Petecof, 207
14º Allam Khodair, 195
15º Daniel Serra, 195
16º Cacá Bueno, 185
17º Gabriel Casagrande, 175
18º Julio Campos, 171
19º Felipe Massa, 169
20º Ricardo Maurício, 156
21º Átila Abreu, 147
22º João Paulo de Oliveira, 146
23º Denis Navarro, 144
24º Zezinho Muggiati, 129
25º Ricardo Zonta, 123
26º Lucas Kohl, 116
27º Vicente Orige, 90
28º Arthur Gama, 80
29º Rafael Reis, 75
30º Bruno Baptista, 68
31º Helio Castroneves, 46