Rebeca Lima brilha e garante ouro; Brasil ainda conquista duas pratas
Luiz Oliveira fecha a participação dos brasileiros no Mundial e pode conquistar mais um ouro para o Brasil

O Brasil teve uma grande atuação no Campeonato Mundial de Boxe, em Liverpool, neste domingo (14/9), com quatro representantes nas finais. Ao todo, o país conquistou uma medalha de ouro e duas de prata. Luiz Oliveira será o último brasileiro a entrar no ringue, às 14h15 (horário de Brasília), contra Abdumalik Khalokov, do Uzbequistão.
Rebeca Lima abriu o dia de finais conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil, na categoria até 60kg, ao derrotar a polonesa Aneta Rygielska por decisão dos juízes.
No primeiro round, as atletas se estudaram. Rygielska tentou usar sua maior envergadura, enquanto Rebeca encurtava a distância com fintas, terminando a parcial com vantagem por 3 a 2. No segundo round, a luta ficou mais franca, com trocas de golpes mais contundentes, e Rebeca venceu novamente, agora por 4 a 1. No último round, a brasileira administrou a vantagem e garantiu o título, comemorando junto da adversária ao fim da luta.
Yuri Falcão disputou o ouro na categoria até 65kg, mas foi superado pelo uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev por 4 a 1 na decisão dos juízes.
O brasileiro começou bem, com desempenho promissor no primeiro round, mas foi dominado no segundo. Apesar de tentar reagir, Muydinkhujaev partiu para o ataque final e garantiu a vitória e o ouro na categoria.
Na categoria até 90kg masculino, Isaías Ribeiro conquistou a medalha de prata após perder para o uzbeque Turabek Khabibullaev por decisão unânime (5 a 0).
A luta foi estudada e equilibrada no início, com o primeiro round definido por decisão dividida dos juízes (3 a 2) a favor do adversário. No segundo round, Khabibullaev se mostrou superior e abriu vantagem com 4 a 1. No terceiro e último round, o brasileiro precisava de uma vitória unânime para virar a luta, mas o uzbeque administrou a vantagem e garantiu o ouro.