MERCADO DA BOLA

Santos anuncia o retorno do atacante Gabigol

O jogador retorna ao Peixe com contrato de empréstimo até o fim da temporada

A temporada de 2026 do Santos começou com uma grande novidade. Na manhã deste sábado (03/01), o Peixe anunciou, através das redes sociais, o retorno do atacante Gabigol, de 29 anos, que estava no Cruzeiro. O jogador assinou um contrato de empréstimo com a equipe santista, que vai até o fim do ano.

Revelado pelo próprio Santos, Gabigol retorna ao clube para sua terceira passagem. A última aconteceu em 2018, quando o atacante tinha acabado de retornar do futebol europeu. Na ocasião, o jogador disputou 52 partidas e marcou 27 gols com a camisa do Peixe.

Após a saída do Peixe, foi para o Flamengo, onde virou ídolo ao conquistar diversos títulos, incluindo duas Libertadores, dois Brasileirões e duas Copas do Brasil. No início do ano passado, se transferiu para a Raposa, onde não conseguiu repetir o mesmo desempenho que teve no Rubro-Negro.

Com vencimentos acima dos R$ 2,5 milhões, Gabigol nunca conseguiu se firmar no time titular da equipe mineira e ficou marcado pelo pênalti perdido contra o Corinthians, na Neo Química Arena, no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O ato foi o último do atacante com a camisa do Cruzeiro.

Com a eliminação na competição nacional, o técnico Leonardo Jardim acabou optando por deixar a Raposa, que acertou com Tite, desafeto declarado de Gabigol. A chegada do treinador praticamente acabou com qualquer chance do atacante permanecer na Toca da Raposa para 2026.

Nas últimas semanas, o retorno ao Santos se tornou uma alternativa para Gabigol. Desde então, o Peixe passou a negociar o empréstimo do jogador com o Cruzeiro. Para negociar a contratação, o time paulista colocou a condição de dividir o salário do atleta com a Raposa, que aceitou.

O acerto com Gabigol acontece logo após a renovação de contrato do atacante Neymar, que prorrogou seu vínculo com o Santos até o fim de 2026. Em 2013, quando o camisa 10 estava se despedindo do Peixe, os dois chegaram a atuar juntos em alguns minutos na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro.