SÉRIE B

Série B começa em março com três goianos na briga pelo título e pelo acesso

Competição vai até o dia 28 de novembro

A Série B de 2026 começa no dia 21 de março deste ano com 20 clubes na disputa por quatro vagas na elite do futebol nacional. A competição vai até o dia 28 de novembro deste ano e vai contar com três goianos na disputa: Atlético-GO, Goiás e Vila Nova estarão na briga com as outras 17 equipes. 

A edição deste ano vai contar com os quatro rebaixados da última edição da Série A: Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport. Os quatro que subiram da terceira divisão também estarão na disputa: Ponte Preta (SP), Londrina (PR), Náutico (PE) e São Bernardo (SP).

Além dos três goianos e das equipes vindas das séries A e C, outras nove equipes estarão na disputa por uma vaga na elite nacional: Criciúma, Novorizontino, CRB, Avaí, Cuiabá, Operário-PR, América-MG, Athletic-MG e Botafogo-SP permaneceram na segunda divisão para este ano. 

Leia também: Série B definida, saiba quem são os adversários dos Goianos em 2026

Goianos brigam mais um ano pelo acesso
Entre as equipes de Goiás, o Vila Nova é o que está há mais tempo na segunda divisão. O Tigrão subiu da Série C em 2020 e já bateu na trave algumas vezes pelo acesso. O Esmeraldino vai para sua terceira Série B consecutiva. A equipe foi rebaixada pela última vez em 2023. Naquele ano, terminou a Série A na 18ª posição com 38 pontos. No ano passado, a equipe quase subiu para a elite, mas acabou derrotada na última rodada na partida contra o Remo, em Belém do Pará. A equipe paraense conseguiu o acesso na época e o Esmeraldino terminou na 6ª posição.

O Dragão vai para a sua segunda Série B seguida desde a queda no ano de 2024. No ano passado, já sob o comando de Rafael Lacerda, iniciou uma reação, mas não conseguiu o acesso e terminou a competição na 11ª posição com 52 pontos.