STJD suspende árbitro e VAR de polêmico clássico entre São Paulo e Palmeiras
O árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam pegaram um gancho de 40 dias

Em sessão realizada nesta quarta-feira (19/11), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam por 40 dias por conta dos erros cometidos por eles no clássico entre São Paulo e Palmeiras, no início de outubro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A dupla foi enquadrada no Artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por terem deixado “de observar as regras da modalidade”. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam poderiam ter sido suspensos por até 120 dias, mas pegaram um gancho menor, de 40 dias. A defesa dos dois ainda pode recorrer da decisão.
Os lances cruciais para a suspensão foram o pênalti não marcado do palmeirense Allan sobre o são-paulino Tapia, e uma possível expulsão de Andreas Pereira, que possuía cartão amarelo, em uma falta dura sobre Marcos Antônio. Em ambas ocasiões, a partida tinha o placar de 2 a 0 para o Tricolor.
Por conta da repercussão negativa que os lances tiveram, os dois ficaram afastados por pouco mais de um mês. Ramon Abatti Abel voltou a apitar no dia 8 de novembro, quando comandou a partida entre Athletic-MG e Ferroviária, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o árbitro precisou sair de campo escoltado pela polícia. No último sábado (15/11), Ramon Abatti Abel apitou a partida entre Atlético e Operário-PR.