SUL-AMERICANA

Torcidas de Atlético-MG e Lanús se mobilizam para assistir final da Sul-Americana em Assunção

As equipes se enfrentam neste sábado (22/11) para decidir que será o campeão do torneio internacional

Em pouco mais de 24 horas, Atlético-MG e Lanús, da Argentina, entrarão em campo para decidir quem será o grande campeão da Copa Sul-Americana de 2025. Neste ano, a final do torneio acontecerá no Estádio Defensores del Chaco, na cidade de Assunção, no Paraguai. Enquanto os argentinos buscam o bicampeonato do torneio internacional, o Galo vai em busca de um título inédito para o clube.

Localizada há mais de 1000 quilômetros das cidades de Belo Horizonte e Lanús, a Capital paraguaia se prepara para receber torcedores dos dois times, que estão se mobilizando para assistir à final no Defensores del Chaco. Um dos casos mais emblemáticos desta decisão é o dos três atleticanos que estão indo de Minas Gerais para o Paraguai em uma Kombi, chamada de “Gloriosa”.

A ideia partiu de Igor Batista, dono do veículo, que convidou os amigos Cris e Juninho para embarcarem junto com ele nesta aventura de quatro dias de duração. Com o “elenco” montado, os três passaram a colocar a viagem em prática, buscando o custo de hospedagem em hotéis para dormir, combustível, alimentação e pedágio. O valor orçado por eles foi de cerca de R$ 10 mil.

A partir de uma divulgação nas redes sociais, o trio conseguiu um apoio financeiro de patrocinadores, que ajudaram a custear parte dos gastos da viagem. Com tudo pronto, Igor, Cris e Juninho deixaram Belo Horizonte ainda na segunda-feira (17/11). Diariamente, os três atualizam as redes sociais mostrando como está a “Missão Paraguai”. Nesta sexta-feira (21/11), os três chegaram à cidade de Assunção.

Mas, além do trio que foi para o Paraguai de Kombi, existem os atleticanos que de deslocaram para a Capital paraguaia em circunstâncias mais convencionais, como avião e ônibus. Pelo alto, uma viagem direta de Belo Horizonte para Assunção demora cerca de 1.525 quilômetros e dura 2h40. Já pela estrada, a quilometragem aumenta para 1.946 quilômetros e o tempo de deslocamento vai para 28 horas.

Do outro lado final, está um time que também precisa de uma longa viagem para chegar à Capital do Paraguai. Isso porque Lanús e Assunção estão separadas por mais de 1000 quilômetros. Diante deste cenário, o time argentino decidiu fretar 50 ônibus e 14 voos diretos para a cidade paraguaia. O Lanús lançou um pacote com o preço de 50 mil pesos argentinos (cerca de R$ 1.300) para quem quisesse ir.

Nesta sexta-feira (21/11), os torcedores que adquiriram o pacote para a viagem estiveram na porta do Estádio Cidade de Lanús, onde os 50 ônibus estiveram juntos para rumar para Assunção. A tendência é de que o Estádio Defensores del Chaco, que tem capacidade para 42.354 espectadores, esteja cheio ou praticamente lotado para a decisão da Sul-Americana, que começa às 17h, no horário de Brasília.