Vila Nova vence Goiás e impede Esmeraldino de reassumir liderança da Série B
Elias e João Vieira marcaram os gols da vitória do Tigrão

O Vila Nova venceu o Goiás no último Derby do Cerrado de 2025 na noite deste sábado (16/8) pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Elias e João Vieira marcaram os gols no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.
Com a vitória, o Tigrão chegou aos 33 pontos e agora ocupa a 6ª posição da tabela. De quebra, o time treinado por Paulo Turra impediu o Goiás de reassumir a liderança da segundona, que atualmente pertence ao Coritiba, que soma 42 pontos. Já o Goiás, vice-líder da competição. estacionou nos 41 pontos.
O Vila volta a campo somente no dia 25 de agosto, contra o Botafogo-SP, fora de casa, às 19h. Já o Goiás encara o América-MG no dia 23, no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia.
O jogo
O último Derby do Cerrado não poderia começar de forma melhor para a torcida Colorada presente no Onésio Brasileiro Alvarenga. Com 30 segundos de jogo, o ataque do Vila pressionou a defesa do Goiás e forçou o erro do time Esmeraldino. Quem aproveitou o vacilo da zaga foi Elias, que mandou a bola para o fundo das redes.
Com o gol sofrido logo no início, o Goiás foi pra cima, enquanto o Vila fechou a casinha. Aos 10 minutos, Willean Lepo arriscou de fora da área mas o goleiro Halls conseguiu a defesa.
O Vila Nova conseguiu chegar com perigo novamente aos 22 minutos. Em jogada de contra-ataque, Guilherme Parede cruzou para João Vieira, que dominou e bateu pro gol, mas Lucas Ribeiro fez o corte e evitou o segundo do Tigrão.
A melhor chance do Verdão foi aos 41 minutos da primeira etapa. Rafael Gava foi para a cobrança da falta e bateu forte à esquerda do gol. A bola foi para fora, mas passou pertinho da trave defendida por Halls.
O ritmo do segundo tempo foi parecido com o do primeiro. O Goiás buscava mais o ataque com o objetivo de empatar, enquanto o Tigrão apostava no contra-ataque. Aos 22 minutos, Benítez cobrou falta. A bola desviou na barreira e quase enganou o goleiro Halls, mas foi para fora. Dois minutos depois, Moraes tentou de fora da área mas o arqueiro do Vila fez boa defesa.
Apesar da pressão Esmeraldina, quem balançou as redes novamente foi o Tigrão. Aos 34, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti de Moraes em cima de Vinícius Paiva. João Vieira foi para a cobrança e deslocou Tadeu para sacramentar a vitória do Vila Nova.
O Tigrão ainda chegou perto de ampliar antes do apito final. Aos 43 do segundo tempo, em novo contra-ataque, Wiliam Formiga recebeu cruzamento rasteiro e completou, mas mandou a bola na trave.
No apagar das luzes, o Goiás quase diminuiu o prejuízo. Após cobrança de arremesso lateral na área, Benítez subiu para tocar de cabeça, mas o goleiro Halls fez uma excelente defesa e impediu o gol esmeraldino.