Estado de Goiás teve três competições de futebol que homenagearam Iris Rezende

Das 3 competições em homenagem a Iris Rezende, o Atlético-GO venceu duas e o Goiatuba a outra

Iris Rezende durante comício no Estádio Antônio Accioly, em 1982
Iris Rezende durante comício no Estádio Antônio Accioly, em 1982. Foto: Arquivo pessoal - João Silva Neto

A morte de Iris Rezende deixa um vazio não apenas na política, mas também no futebol. Em Goiás, a história do ex-governador e prefeito de Goiânia com o esporte foi marcada com algumas homenagens que ele recebeu no estado e algumas competições levaram o nome do político.

Segundo o site Futebol de Goyaz, 3 competições homenagearam o político ao longo da história do futebol goiano. A primeira ocorreu em 1964, um ano antes do até então deputado estadual, se tornar prefeito de Goiânia, o Torneio Iris Rezende Machado. A competição contou com quatro equipes da capital, Atlético-GO, Goiânia, Goiás e Campinas. O título ficou com o Dragão, que venceu os esmeraldinos e os alvinegros, além de ter empatado com o time do Campinas.

A segunda competição que homenageou o celebre torcedor do Atlético-GO foi a Copa Iris Rezende Machado, em 1985. Na competição, 12 equipes disputaram o título, a final foi entre equipes da capital, o Dragão e o Goiânia. Com uma vitória e uma empate, mais uma vez o rubro-negro levou o caneco.

A Copa Iris Rezende Machado teve uma segunda edição em 1993. Novamente, 12 times participaram na busca pelo título. Desta vez, a decisão foi entre Vila Nova e Goiatuba e no final, com uma vitória e um empate, o Azulão levou o caneco da competição.