Estudantes goianos participam de competição internacional de robótica

Equipe goiana vai projetar, construir e programar robôs em tamanho industrial para competir em uma arena.

Estudantes goianos participam de competição internacional de robótica (Fotos: Divulgação Sedi)

Estudantes da Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, do Bairro Floresta, em Goiânia, vão participar da competição internacional de robótica, First Robotics Competition (FRC). O evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de agosto. Os estudantes selecionados vão concorrer na categoria Robô FRC UP, na idade de 14 até 18 anos.

Composta por oito alunos e três professores do curso de Linguagem de Programação em Python, a equipe será desafiada a projetar, construir e programar robôs em tamanho industrial para competir em uma arena. Além disso, os participantes precisarão arrecadar fundos, desenvolver uma marca e executar alguma iniciativa relacionada à ciência e tecnologia.

A First Robotics Competition (FRC) é realizada em diferentes países e, este ano, o Brasil sedia a disputa fora da temporada a fim de mostrar o potencial das equipes brasileiras para avaliadores nacionais e internacionais. Anualmente, a competição é promovida em formato de torneios regionais e nacionais, oportunidade em que os campeões se classificam para o mundial dos Estados Unidos.

Equipe goiana vai projetar, construir e programar robôs em tamanho industrial para competir em uma arena. (Fotos: Divulgação Sedi)

O professor Jefferson Lorençoni treina o grupo de alunos de Robótica desde o ano passado. Ele ressalta a importância das Escolas do Futuro na formação profissionalizante dos estudantes em Goiás. “O projeto ajuda a suprir a carência de mão de obra nas áreas de Robótica, Montagem Industrial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquinas e Linguagem em Programação de Computadores”, afirma.

Este é o segundo evento de classificação internacional que as EFGs participam. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de junho, na Campus Party Goiás deste ano. Em novembro de 2021, os alunos também participaram do 1° Torneio de Robótica de Arrancada Unigoyazes.