Exposição fotográfica em Goiânia retrata a beleza da mulher negra

A exposição "Pluralidades: transição, tranças e turbantes", passará por diversos espaços na cidade

Exposição fotográfica em Goiânia retrata a beleza da mulher negra: exposição fotográfica pluralidades
A exposição celebra e ressalta a importância do mês da Consciência Negra (Foto: Divulgação - Cassio Cardoso e J. Júnior)

Ao longo de todo o mês de novembro, quando é celebrada a Consciência Negra, será realizada a exposição fotográfica “Pluralidades: transição, tranças e turbantes”, que passará por diversos espaços em Goiânia, com acesso gratuito.

Esta é será a segunda edição da mostra, que tem o objetivo de retratar e exaltar a beleza única da mulher negra, gerando reflexão sobre os conceitos de beleza e os padrões normativos da sociedade.

O trabalho exibe mulheres que passaram pela transição capilar e pelo processo de autoaceitação, colocando em pauta tais temas, e inspirando outras mulheres negras a olharem para si com amor e cuidado.

As fotos foram registradas no Bosque dos Buritis, em Goiânia, considerado um dos cartões postais da cidade.

Sobre a exposição fotográfica em Goiânia

Exposição fotográfica em Goiânia retrata a beleza da mulher negra: exposição fotográfica pluralidades

A mostra passará por diversos espaços na capital (Foto: Divulgação – Cassio Cardoso e J. Júnior)

Para selecionar as modelos que compõem a exposição, houve um processo seletivo com mais de 120 inscritas. Ao todo, foram selecionadas 6 modelos, que moram em Goiânia, Anápolis, Aragoiânia e Aparecida de Goiânia.

De acordo com a jornalista Francis Telles, coordenadora desta segunda edição do projeto: “ainda não temos representações suficientes de Mulheres Negras, principalmente no mundo da beleza e da moda“, comenta.

“Em um país onde mais da metade da população é preta e parda, o conceito de beleza é europeu e as oportunidades segmentadas para as brasileiras, principalmente para as retintas e com traços do povo africano”, finaliza a jornalista.

Com direção fotográfica de Ulisses Paixão, maquiagem de Luis Henrique Batista, e registros dos fotógrafos Cassio Cardoso e J. Júnior, o objetivo do ensaio era retratar a essência de cada modelo, ressaltando sua beleza e personalidade.

O primeiro dia da exposição fotográfica em Goiânia será em 4 de novembro (quinta-feira), no Instituto Ana Hickmann, no Jardim América. Confira abaixo como fica a programação completa.

Roteiro da exposição “Pluralidades”

Instituto Ana Hickmann Goiânia – Jardim América / Dias 04 e 05

Casa do Empreendedor – Setor Pedro Ludovico / Dia 13

Assembleia Legislativa – Alameda Buritis / Dias 16,17 e 18

Clube da Costura – Mega Moda / Dias 19 e 20

República Street Hall – Setor Marista / Dias 22,23 e 24

Escola Superior da Polícia Civil de Goiás – Jardim Bela Vista / Dias 29, 30 e 01 de dezembro

Modelos:

Leia também: