Exposição no Centro Cultural Marietta Telles Machado faz um resgate histórico sobre o espaço

A exposição sobre o Centro Cultural Marietta Telles Machado fica disponível até outubro, com acesso gratuito

Centro Cultural Marietta Telles Machado - a Retomada para o Amanhã
"Centro Cultural Marietta Telles Machado - a Retomada para o Amanhã" fica disponível até outubro (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (26/08), às 17h30, estreia a exposição “Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o Amanhã“, que ficará presente no térreo do espaço de mesmo nome, localizado na Praça Cívica.

A mostra, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), terá acesso gratuito e fica disponível até outubro, com visitações de terça a sexta das 10h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança.

Com diversos painéis fotográficos, sons e imagens, o visitante poderá conhecer um pouquinho mais sobre a história do edifício e o processo de sua construção.

Entre os destaques, está a trajetória de ocupação do espaço, que em suas primeiras décadas, abrigou as principais repartições públicas do estado.

Outro detalhe importante da mostra é interatividade, já que permitirá que o público deixe sua contribuição, registrando suas lembranças pitorescas do Centro Cultural Marietta Telles Machado, e da cidade como um todo.

Antigos moradores do atual bairro de Campinas, anteriormente conhecida como “Campininha”, terão uma participação ainda mais especial.

Serão convidados a compartilhar suas histórias, casos interessantes, curiosos e até mesmo os mistérios que compõem a história do centro cultural e da cidade. Tudo isso poderá ser gravado ou escrito nos cadernos que serão disponibilizados na sala de exposição.

Exposição no Centro Cultural Marietta Telles Machado também propõe reflexão

Centro Cultural Marietta Telles Machado - a Retomada para o Amanhã

A exposição visa contar a história e trajetória do edifício (Foto: Divulgação)

Além de apresentar a história do espaço, a exposição “A Retomada para o Amanhã” também tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos museus nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19.

As atividades promovidas pelo Estado, em parceria com a comunidade, foram e estão sendo fundamentais para a manutenção desses espaços, principalmente quanto a atividades que fomentam pesquisa, preservação e comunicação.

Para contribuir com esse processo de reflexão, os técnicos do MIS, que foram os responsáveis pela curadoria e produção da mostra, definiram o tema histórico de construção e de ocupação do Centro Cultural Marietta Telles Machado.

Além das histórias contadas nos livros, a curadoria também se preocupou em disponibilizar poesias, estudos acadêmicos e os próprios relatos de homens e mulheres, que fizeram e fazem parte da trajetória do espaço, que está presente na capital há mais de oito décadas.

Sobre o centro cultural

Centro Cultural em Goiânia

O espaço homenageia a escritora Marietta Telles (Foto: Reprodução -Seduce)

O nome do espaço é uma homenagem à escritora Marietta Telles, que nasceu em Hidrolândia e deixou um verdadeiro legado histórico para o estado de Goiás.

Foi o primeiro edifício público levantado estrategicamente na Praça Cívica, ao lado do Palácio das Esmeraldas para abrigar a Secretaria Geral do Estado.

As obras tiveram início em 1933, e em 1937, o prédio passou a ser ocupado pela diretoria da Fazenda, Já em 1944, foi criada a Secretaria de Estado da Fazenda, que ficou instalada no Marietta por quase 50 anos, até 1987.

No ano seguinte, o prédio foi ocupado pela Secretaria de Cultura de Goiás, presente no edifício até os dias atuais. Vale super a pena conferir a exposição!

Serviço

Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o Amanhã

Quando: 26/08 a outubro/2021

Onde: Sala Alois Feichetenberg – Piso térreo Centro Cultural Marietta Telles Machado

Horário: terça a sexta das 10h às 17h

Acesso: gratuito

Leia também: