Festival Curta Kinoforum exibe 200 filmes para assistir gratuitamente

Com produções de 39 países, o Festival Curta Kinoforum também realiza mesas de debate e oficinas

Festival Curta Kinoforum - Ceu de Agosto
Cena do curta "Céu de Agosto", recentemente premiada em Cannes e que estará disponível no Festival Curta Kinoforum (Foto: Divulgação - Jasmim Tenucci)

Entre os dias 19 e 29 de agosto, acontece o Festival Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Com transmissão pela InnSaei.TV, Cardume, Sesc Digital e Spcine Play, serão exibidos cerca de 200 filmes, de forma gratuita para todo o Brasil. Todos os filmes e encontros também podem ser acessados pela plataforma do Kinoforum

Esta será a 32ª edição do festival, que é um dos maiores do mundo no formato de curta-metragem, recebendo neste ano, produções de 39 países.

Os títulos brasileiros somam maior quantidade, com 116 obras produzidas no país. Entre eles, marcam presença “Céu de Agosto”, obra recém-premiada no Festival de Cannes, que tem Gilda Nomacce no elenco.

Também será possível assistir “Ela Que Mora no Andar de Cima”, estrelado por Marcelia Caraxo, além do amazonense “Seiva Bruta”, que tem Luiz Carlos Vasconcelos no elenco e foi eleito o melhor curta latino-americano no Directors Guild of America (DGA).

Festival Curta Kinoforum realiza exibições especiais

Festival Curta Kinoforum

Cena do curta “Colmeia” (Foto: Divulgação – Nelton Pellenz)

Para marcar os  anos de Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o evento também exibe filmes de grandes diretores brasileiros.

Entre eles, o polêmico cceuurta “Di Cavalcante Di Glauber” (1976), do diretor Glauber Rocha, além do centenário de nascimento do realizador francês Chris Marker, por meio do “La Jetée” (1962).

Este foi um curta que influenciou bastante outras produções brasileiras, e que também merecem destaque na programação do festival. Assim, o público também poderá assistir “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho, e “Juvenília”, de Paulo Sacramento.

Encontros

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

Cena do curta “Colmeia” (Foto: Divulgação – Maurício Chades)

Além dos curtas-metragens, o Festival Curta Kinoforum também realiza 12 encontros que discutem temas importantes para o atual momento.

Entre eles, o cinema das mulheres indígenas, a inclusão de filmes de curta duração nas plataformas de streaming, o cinema realizado nas periferias do país, e a produção de cursos audiovisuais durante a pandemia.

Importantes nomes do cinema nacional participam das mesas de debate. Entre eles, os cineastas Graciela Guarani, Paulo Caldas e Kleber Mendonça Filho.

Como convidados, também participam o compositor Livio Tragtenberg, o filósofo Pablo Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa.

Importante mencionar ainda que o evento realizará uma oficina de crítica cinematográfica, além de uma gincana audiovisual com escolas e cursos superiores. Tudo virtual e gratuito.

Detalhes sobre o festival

Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento tem direção da produtora cultural Zita Carvalhosa.

Para ela, o festival demonstra ainda mais importância neste momento pandêmico, que neste ano “comprova o vigor da produção no formato curta-metragem: mesmo em plena pandemia, recebemos 2.800 inscrições, sendo 600 só de obras brasileiras“, pontua.

Conclui dizendo que o maior desafio foi montar uma programação mista e inclusiva, que dê voz e espaço para diferentes recortes de tempo e lugares, para todas as idades e gostos.

Serviço

32ª edição do Festival Curta Kinoforum

Quando: 19 a 29 de agosto

Onde: InnSaei.TV, Cardume, Sesc Digital e Spcine Play

Acesso: gratuito

Programação completa: clique aqui

Leia também: