Goiânia abre cadastro antecipado para matrícula em escolas e CMEIs para 2022

Etapa é obrigatória e visa facilitação das matrículas, que acontecem a partir do dia 4 de janeiro

Goiânia abre cadastro antecipado para matrículas 2022 em escolas e Cmeis
Goiânia abre cadastro antecipado para matrículas 2022 em escolas e Cmeis (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia começa o cadastro antecipado para solicitação de vagas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nesta terça-feira (14). A inscrição, que deve ser feita pelo site da Secretaria Municipal de Educação (SME) pelo ícone e-matrícula, é obrigatória para matrícula dos alunos.

Destaca-se, as matrículas começam em 4 de janeiro para as escolas dia 11 do mesmo mês para os Cmeis e Centros de Educação Infantil (CEIs). O intuito da medida é evitar congestionamentos no sistema, além de facilitar o processo.

Vale citar, durante o cadastro antecipado, os responsáveis precisam dizer se as crianças fazem parte de grupos prioritários da SME: “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. 50% das vagas reservadas para os dois grupos. O restante é para o público em geral.

Durante a inscrição, os responsáveis devem informar o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS (caso possuir benefício do Governo Federal), data de nascimento, sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento – conforme certidão de nascimento. Em seguida, é a vez de informar os dados do responsável.

Na última etapa, entram os dados socioeconômicos. O site vai pedir o número de membros da família que mora na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro.

O cadastro antecipado não garante a matrícula. Mesmo assim, após ele é preciso fazer a pré-matrícula.