Goiânia ganha cinco novas estações de bicicletas compartilhadas

Capital agora possui 20 estações do projeto GynDebike e, pela primeira vez, duas estações são voltadas exclusivamente ao público infantil

A Prefeitura de Goiânia autorizou a instalação de cinco novas estações de bicicletas compartilhadas, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). A cidade passa a contar agora com 20 pontos de compartilhamento que, juntos, disponibilizam 200 bicicletas de uso comunitário.

Duas das novas estações estarão localizadas nas proximidades do Instituto Federal de Goiás (IFG), Mutirama e da Câmara Municipal de Goiânia, no cruzamento das avenidas Goiás e Independência, setor Norte Ferroviário. Outra estação será no Parque Flamboyant, Jardim Goiás.

A novidade dessa vez é que duas das estações as quais serão instaladas, serão exclusivamente voltadas ao público infantil: uma no Parque Flamboyant e outra na Praça do Sol, Setor Oeste.

Sobre o projeto

O Sistema de Bicicletas Públicas GynDebike é um projeto em parceria com a Unimed, que atualmente disponibiliza à população 150 bicicletas em 15 pontos da cidade. Através de um aplicativo e mediante um cadastro prévio, as bicicletas são retiradas e devolvidas em qualquer outra estação.

De acordo com o site debikegoiania.com, o GynDebike já propiciou mais de 157 mil viagens desde que foi lançado, em 2016. A expectativa da Prefeitura é que o número de viagens chegue a 300 mil até dezembro deste ano.