Goiânia pode ter segunda (29) com chuvas e raios, aponta previsão

De acordo com o gerente do Cimehgo, "apesar de serem chuvas irregulares, as rajadas de vento e descargas atmosféricas têm presença"

Tempo em Goiás: previsão é de chuva ao longo do final de semana
É o que prevê o Cimehgo, que informou que as pancadas de chuva também devem vir acompanhadas de raios (Foto: Pixabay)

A combinação de calor e umidade deve favorecer a formação de áreas de instabilidade nesta segunda-feira (29), em Goiânia, com possibilidade de pancadas de chuva com ventos e raios. É o que aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que indicou que a temperatura máxima pode chegar a 30ºC na capital.

De acordo com o Cimehgo, Goiânia deve ter sol e variação de nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nesta segunda. Segundo o gerente do instituto, André Amorim, “apesar de serem chuvas irregulares, as rajadas de vento e descargas atmosféricas [raios] têm presença”.

Ainda conforme Amorim, o que causa preocupação são “aqueles ventos que acontecem muito rapidamente, mas derrubam objetos”. “Para amanhã, temos possibilidade de rajadas de 35 quilômetros por hora”, informou.

Quanto ao prognóstico do tempo para a semana em Goiás, o Cimehgo aponta um cenário semelhante. “Teremos a combinação calor e umidade que vai favorecer a formação de áreas de instabilidade no Estado de Goiás, e, consequentemente, pancadas de chuvas isoladas em várias regiões que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios”, diz o boletim divulgado pelo instituto.

Chuva em Goiânia e Goiás: Inmet publica alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, às 9h40 deste domingo (28), um alerta amarelo de perigo potencial devido às chances de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

O alerta tem efeito até às 11h de amanhã, segunda-feira, e abrange as regiões do Centro, Leste, Sul, Noroeste e Norte goiano.