Goiânia registra em uma hora volume de chuva equivalente a quatro dias

Conforme o Cimehgo, em algumas regiões de Goiânia houve registro de 72mm de chuva - volume considerado muito alto

Goiás tem possibilidade de chuvas volumosas, que podem alcançar 150 mm em algumas regiões nos próximos cinco dias. (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)
Goiás tem possibilidade de chuvas volumosas, que podem alcançar 150 mm em algumas regiões nos próximos cinco dias. (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O volume de chuva que caiu em algumas regiões de Goiânia no prazo de uma hora, na tarde desta segunda-feira (8), é o equivalente ao volume normal de quatro dias. É o que aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que informou que alguns bairros da região Noroeste da Capital registraram um volume de 72mm de água – considerado muito alto.

Conforme o Cimehgo, a duração média da chuva que caiu nesta tarde em Goiânia foi de 1 hora e 10 minutos. A região Noroeste, especificamente o setor Perim, foi a que teve o maior volume de chuvas, com 72mm. Na região Norte, o setor Balneário Meia Ponte registrou 52mm; na região Central, o volume foi de 22,4mm; também na região Noroeste, Jardim Pompeia, o volume foi de 28mm e na região Leste, no setor Jardim Olinda, o volume de chuva que caiu foi de 14,4mm.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a chuva é considerada fraca quando seu volume é inferior a 5mm. Entre 5mm e 25mm, a precipitação é moderada. Entre 25mm e 50mm, é chuva forte. Agora, chuva que cai com volume superior a 50mm é considerada muito forte.

“Podemos ter chuvas intensas, mas o problemas é chover 72mm em uma hora. Muita chuva em pouco tempo”, explica André, que disse que o normal é o volume de chuva em questão cair num prazo de três a quatro dias.

O gerente afirma ainda que Goiânia pode enfrentar mais chuvas como essa ao longo do mês de novembro.