Goiânia terá ações de combate ao mosquito da dengue neste fim de semana

Equipes atuam na Marginal Botafogo e na limpeza de espelhos d’água do Paço Municipal e das praças do Ipê e T-23

Goiânia terá ações de combate ao mosquito da dengue neste fim de semana (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Companhia de Urbanização (Comurg) de Goiânia realizará limpeza nas fontes de água da capital, a fim de combater o mosquito da dengue, Aedes Aegypti, neste final de semana. De acordo com a prefeitura, nesta sexta-feira (5) e sábado (06/08), os espelhos d’água do Paço Municipal, no Park Lozandes, e das praças do Ipê e T-23, ambas no setor Bueno, recebem equipes da companhia.

Em Goiânia, há 23 fontes instaladas em 12 pontos da cidade. O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que as margens de córregos e fontes de água são pontos estratégicos para os mosquitos transmissores de doenças, por isso o cuidado em fazer a manutenção constante.

“Sabemos da importância de manter esses locais livres de focos de mosquitos, mas contamos com o apoio da população para esvaziar possíveis criadouros de suas casas”, pontua.

Dados da Secretaria de Saúde (SMS) de Goiânia indicam que a capital registrou, até o dia 17 de julho, 26 mortes por dengue em 2022. O número é o maior desde o ano de 2016, ou seja: em seis anos.

Equipes atuam na Marginal Botafogo e na limpeza de espelhos d’água do Paço Municipal e das praças do Ipê e T-23 (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A pasta também vai realizar serviços de roçagem das margens e limpeza do leito do Córrego Botafogo, neste sábado (06/08) e domingo (07/08). O trabalho teve início nesta segunda-feira (1º/08), pelo trecho do Setor Criméia Leste, e será finalizado no Setor Sul.

Essa ação envolve 25 colaboradores da Comurg e consiste em roçagem, retirada de galhadas e entulhos. Objetivo, além do combate ao mosquito da dengue, é melhorar a visibilidade dos motoristas que trafegam pela Marginal Botafogo, bem como prevenir alagamentos e melhorar o fluxo de águas.