Goiânia terá vacinação contra Covid-19, Influenza, sarampo e testagem neste sábado (25)

Secretaria de Saúde oferta testagem ampliada para pessoas assintomáticas ao coronavírus em seis pontos diários

Duração de imunidade com doses supera a obtida com infecção natural. Vacinas da Pfizer e da Moderna protegem contra Covid por mais tempo
(Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A Secretaria de Saúde (SMS) de Goiânia disponibilizou, neste sábado (25), três locais para vacinação contra Covid-19, Sarampo e Influenza. Além disso, também ocorrerá durante todo o final de semana, a testagem de pessoas assintomáticas ao coronavírus em seis pontos diários: quatro na modalidade tenda, com necessidade de agendamento, e dois por demanda espontânea, na modalidade drive-thru.

A imunização contra o coronavírus contempla o público infantil, jovem e adulto. Pessoas com 40 anos ou mais, também podem tomar a segunda dose de reforço (4ª dose), bem como adolescentes de 12 a 17 anos podem completar o esquema vacinal com o primeiro reforço (3ª dose).

Ainda sobre a vacinação contra a Covid, estão à disposição duas unidades de saúde, com o horário de funcionamento das 08h às 17h, e uma unidade móvel, que vai ficar estacionada das 08h às 16h, no Parque da Lagoa, na Rua Olímpia, Parque Industrial João Braz.

Vale lembrar que a van da VacinAção atende pessoas com idade acima de 12 anos, para vacinas contra Covid-19 e Influenza, conforme as especificações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Em relação às unidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, no Setor Urias Magalhães, disponibilizam durante todo o final de semana, cada um, 500 senhas para aplicação de vacinas aos públicos específicos contra Influenza, sarampo e Covid-19. As duas unidades não aplicarão vacinas de rotina.

Quem pode se vacinar?

Influenza

O público apto a se vacinar contra Influenza são os idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 5 anos, professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.

Para receber as vacinas, os trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros.

As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG, e os idosos, precisam levar um documento pessoal com foto.

As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o Cartão de Vacinação e um documento. Enquanto os imunossuprimidos, qualquer comprovante, como receita e relatório médico.

Sarampo

No caso do sarampo, a vacina está disponível para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos.

Neste sábado (25), a imunização poderá ser feita no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, e no Ciams Urias Magalhães.

Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. E as crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 5 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses.

As pessoas com 40 anos ou mais precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose). Enquanto adolescentes de 12 a 17 anos, podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).

Sobre a documentação, as pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço.

As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Locais de vacinação

Covid-19, Influenza e Sarampo

  1. Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, quadra 216-A, lote 05, Setor Pedro Ludovico
  2. Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajara, esquina com as ruas Caritos Madeiras e Paranaíba, Setor Urias Magalhães
    Covid-19 e Influenza – unidades móveis (van da VacinAção)
  3. Parque da Lagoa: Rua Olímpia, 179, Parque Industrial João Braz

Testagem ampliada

A testagem ampliada será mantida neste final sábado (25/06) e domingo (26/06). Para isso, a Secretaria de Saúde disponibilizará seis locais, diariamente, com necessidade de agendamento para atendimento nas tendas, e por demanda espontânea na modalidade drive-thru.

Para fazer o teste de antígeno, o morador de Goiânia precisa estar assintomático (sem sintomas gripais) e deve apresentar um documento pessoal, além do comprovante de endereço.

O atendimento é das 08h às 16h, com disponibilidade de 1,5 mil testes por local de testagem.

Confira abaixo os locais de testagem:

Sábado (25/06)

Distrito Noroeste – Tenda
Local: Praça da Feira – em frente ao Tijolão
Endereço: Avenida do Povo esquina com a Rua da Divisa, Jardim Liberdade

Distrito Campinas/Centro – Tenda
Local: Cepal da Vila Abaja
Endereço: Avenida Marginal Sul, 371, Vila Abaja

Distrito Leste – Tenda
Local: Praça da Juventude do Jardim das Aroeiras
Endereço: Rua JDA-8, Jardim das Aroeiras

Distrito Oeste – Tenda
Local: Parque da Lagoa – Projeto Viver Cidade
Endereço: Rua Olímpia, 179, Parque Industrial João Braz

Distrito Campinas/ Centro – Drive-thru
Local: Praça do Comerciário – em frente ao Sesc Faiçalville
Endereço: Avenida Ipanema, Setor Faiçalville

Distrito Norte – Drive-thru
Local: Ginásio Poliesportivo do Jardim Guanabara
Endereço: Rua Porto Nacional, Jardim Guanabara

Domingo (26/06)

Distrito Sudoeste – Tenda
Local: Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte
Endereço: Avenida Hermes Pontes, Setor Novo Horizonte

Distrito Noroeste – Tenda
Local: Praça da Feira – em frente à Maternidade Nascer Cidadão
Endereço: Avenida Oriente, Jardim Curitiba

Distrito Norte – Tenda
Local: Praça do Ginásio de Esportes Orlando de Morais
Endereço: Rua OM-31, Residencial Orlando de Morais

Distrito Campinas/ Centro – Tenda
Local: Estacionamento do Parque Mutirama
Endereço: Avenida Contorno, Setor Central

Distrito Sul – Drive-thru
Atendimento: sem agendamento
Local: Praça da T-8
Endereço: Rua C-170, Jardim América

Distrito Oeste – Drive-thru
Atendimento: sem agendamento
Local: Em frente à Escola Municipal Waterloo Prudente
Endereço: Avenida Felipe Camarão, 18, Bairro Goiá