Goianos lançam clipe musical para celebrar Dia Mundial do Autismo

A intenção é conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Dia Mundial do Autismo clipe musical
Kelly Tobias, musicoterapeuta e uma das compositoras da canção, ao lado de seu paciente Maurício Garcêz, que inspirou a música (Foto: Divulgação/ Sandra Andrade)

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será celebrado na próxima sexta-feira (02), mas já ganha uma comemoração toda especial. Os goianos Kelly Tobias, que é musicoterapeuta, e seu paciente, Maurício Garcêz, lançam nesta quarta-feira (31), o clipe da música “Mundo Particular”, que foi composta pela goiana e pela servidora pública aposentada Sandra Andrade, mãe de Maurício.

A canção é alegre e fala sobre o comportamento de uma pessoa que tem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em especial, a música fala sobre Maurício, que apresenta um grau leve. Apesar disso, os versos sinceros e de muito carinho também refletem a todas as pessoas com TEA.

O clipe oficial será lançado às 20 horas no canal do YouTube “Diário  de Maurício Garcêz“. Além disso, o público também poderá escutar a composição nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.

O Transtorno do Espectro do Autismo, mais conhecido apenas por autismo, é uma condição que caracteriza um déficit na comunicação social do indivíduo. Assim, ele pode apresentar dificuldades na comunicação verbal e não verbal, bem como no processo de socialização.

Dia Mundial do Autismo clipe musical

Kelly Tobias, musicoterapeuta e uma das compositoras da canção, ao lado de seu paciente Maurício Garcêz, que inspirou a música (Foto: Divulgação/ Sandra Andrade)

Dados divulgados em março de 2020, pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção do Governo dos Estados Unidos, mostram que a prevalência do autismo sofreu um aumento de 10% em relação a índices anteriores.

No ano de 2014, por exemplo, a prevalência era de 1 para cada 59 indivíduos. No momento, a taxa é de 1 para cada 54. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo conta, atualmente, com cerca de 70 milhões de pessoas com autismo.

Os números no Brasil não são exatos, já que ainda não temos pesquisas mais densas sobre o tema. No entanto, a estimativa é de que tenhamos cerca de 2 milhões de pessoas com TEA.

Existem vários níveis do transtorno e tratamentos indicados para cada um deles. No caso de Maurício, a musicoterapia foi essencial e lhe trouxe inúmeros benefícios. Segundo Kelly: “Quando canta, ele consegue estar à frente de muitas pessoas, sair do seu mundo e interagir com o outro, o que, normalmente, tem dificuldade […] com a música, Maurício se mostra feliz; seus olhos brilham“, conta.

A ideia de compor a canção “Mundo Particular” foi para muito além de ajudar apenas o paciente. Para Kelly, representa a oportunidade de divulgar a causa, que ainda é cercada de mitos e preconceitos.

A ideia é ajudar na conscientização da causa autista, desmistificar o entendimento de que eles não gostam de se relacionar. Na verdade, assim como nós, precisam ser acolhidos e aceitos”, reflete a musicoterapeuta.

Para Sandra, mãe de Maurício, a música é como um respiro em meio a luta diária: “As famílias [que têm integrantes com TEA] necessitam de um refrigério; a luta é exaustiva. Uma dose de leveza sempre é bem-vinda

Serviço

Goianos lançam clipe para celebrar o Dia Mundial do Autismo

Quando: quarta-feira (31)

Onde: canal Diário de Maurício Garcêz (clique aqui)

Horário: 20h

Leia também: