Goiás agora tem serviço para recadastramento digital da prova de vida

Ferramenta vai beneficiar mais de 55 mil aposentados, civis e inativos militares

Goiás agora tem serviço para recadastramento digital da prova de vida
Goiás agora tem serviço para recadastramento digital da prova de vida (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O governo de Goiás lançou, na quinta-feira (12), um serviço de recadastramento de servidores estaduais aposentados e inativos pela internet. A prova de vida, como é conhecida, poderá ser realizada pelo Portal Expresso Goiás.

Ao todo, serão mais de 55 mil aposentados, civis e inativos militares beneficiados – inclusive, cerca de dois mil segurados que estão fora do Estado ou mesmo do Brasil. Segundo o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a ferramenta é uma possibilidade de conforto aos aposentados de Goiás.

“Desde o começo, tivemos a maior responsabilidade com a área da previdência. Nada mais digno do que, após tantos anos no serviço público, vocês receberem respeito. Temos que zelar para que tenham cidadania”, pontua.

Parceria na prova de vida

O serviço é uma parceria da Goiás Previdência (Goiasprev) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), junto do governo federal, por meio da plataforma gov.br. Sobre a ferramenta, ela também contou com a pasta de Administração (Sead); Geral da Governadoria (SGG), da Casa Civil, e do Ministério da Economia para sua elaboração.

Ela utiliza biometria facial com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para Caiado, a “biometria avança e o cidadão pode avançar também, para não ficar naquele constrangimento de fila por horas”.

A solenidade de lançamento da ferramenta aconteceu na quinta, no Auditório Mauro Borges, dentro do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia