Goiás confirma 16 novos casos da variante ômicron e total sobe para 38

Municípios como Aparecida de Goiânia, que já têm 22 casos registrados, confirmam transmissão comunitária

Brasil registra 110 mil novos casos de covid e 238 mortes nas últimas 24 horas
Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que 16 novos casos da variante ômicron da Covid-19 foram confirmados no estado. Com isso, o número de infecções pela nova cepa em Goiás subiu para 38. Municípios como Aparecida de Goiânia, que já têm 22 casos registrados, confirmam transmissão comunitária. Goiânia confirma quatro casos.

As novas confirmações foram nos municípios de: Goiânia, Anápolis, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Ceres, Goianésia, Inhumas, São Luís de Montes Belos e uma de outro estado.

De acordo com a SES-GO, os novos casos foram confirmados por meio do sequenciamento genômico realizado pela parceria entre a pasta, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). As análises, concluídas ontem (29), mostram a presença da variante ômicron em nove pessoas sem histórico de viagem ou contato com viajantes e um caso de paciente que viajou recentemente para a África.

A pasta destacou ainda que outros cinco seguem em investigação epidemiológica.

Em Aparecida de Goiânia, município com 22 casos, já há transmissão comunitária da cepa. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informou recentemente que a transmissão comunitária existe quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve. Além dos confirmados, há outros 4 sob investigação.

Veja abaixo a relação completa dos casos da variante ômicron detectados até agora em Goiás

MUNICÍPIO

QUANTIDADE

ANÁPOLIS

2

APARECIDA DE GOIÂNIA

22

BELA VISTA DE GOIÁS

1

CALDAS NOVAS

1

CERES

1

GOIANÉSIA

3

GOIÂNIA

4

INHUMAS

2

SÃO LUIS DE MONTES BELOS

1

OUTROS ESTADOS

1

Total

38