Goiás realiza 4ª Live Cultural Solidária, com Zabumba Beach e muito mais

Com formato híbrido, a live acontece neste sábado (17), a partir das 19h

4ª Live Cultural Solidária do Governo de Goiás
Zabumba Beach é uma das atrações da live (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

No próximo sábado (17), a partir das 19h, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove a 4ª edição da Live Cultural Solidária. Desde sua primeira edição, o objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, que serão destinados para famílias de músicos e artistas goianos, que seguem enfrentando a crise imposta pela pandemia de Covid-19, com a falta de trabalho.

A novidade é que desta vez, o evento se une ao 2º Arraiá Goiânia, além de ter um novo formato, que fará um evento teste-híbrido. Assim, além da transmissão ao vivo para os lares goianos, também serão convidadas cerca de 360 pessoas para assistir o show de forma presencial, no Teatro Goiânia – o que representa 50% da capacidade do ambiente.

Todos os presentes serão pessoas que já receberam ao menos a primeira dose da vacina (será preciso apresentar cartão de vacinação), além da necessidade de apresentar teste RT-PCR negativo, realizado nas 48 horas anteriores ao evento. Assim, o objetivo é começar a treinar as equipes para a reabertura parcial dos espaços culturais do Estado, já que com o avanço da vacinação, já é possível pensar no assunto com maior segurança.

Segundo César Moura, secretário de Estado de Cultura: “precisamos estar prontos para essa transição que antecederá o esperado momento pós-pandemia, pois a classe artística anseia por este retorno, e a sociedade também“, afirma. “Nos eventos-testes, poderemos observar o comportamento do público quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança para sabermos como agir para evitar qualquer descumprimento das medidas, pela segurança de todos“, completa o secretário.

Com a adoção de eventos-teste, o objetivo do Governo de Goiás é reforçar, junto à população, a importância de sempre seguir os protocolos de segurança durante a permanência em um evento ou espaço público, para que tudo aconteça com segurança e responsabilidade.

Durante a Live Cultural Solidária, o público será apresentado a dois vídeos: um no início e outro no fim do evento, que aborda orientações sore os protocolos de segurança obrigatórios durante a realização do evento.

Sobre a 4ª Live Cultural Solidária

O tema desta edição conta com as tradicionais quadrilhas e o gênero musical forró pé de serra, interpretados pelas bandas Dona Flora e Zabumba Beach, o cantor Rodrigo Araújo e apresentação de dança dos grupos de quadrilha “Arriba a Saia” e “Fogo de Palha”.

Apesar da presença de plateia reduzida, o evento segue com transmissão online, que pode ser acompanhada pela TV Brasil Central (canal 13.1), pelos canais no YouTube “Secult Goiás”, “TV Brasil Central” e “Arraiá Goiânia”.

A apresentação fica por conta da jornalista Thais Freitas e da apresentadora Mariana Gidrão. Para se ter ideia, as ultimas edições da Live Cultural Solidária arrecadaram mais de 7 toneladas de alimentos, além de 30 caixas de álcool aerosol.

Veja como receber doações

Os músicos interessados em receber doações de cestas básicas por meio do projeto, devem se inscrever por meio de formulário disponibilizado no site da Secult Goiás (clique aqui). A equipe responsável pela distribuição poderá entrar em contato de acordo com ordem de cadastro para entrega dos donativos.

Protocolos sanitários

Nesta edição, além das medidas já adotadas nas lives anteriores, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool 70º para higienização das mãos, tanto o palco como a plateia do Teatro Goiânia contarão com os seguintes cuidados para evitar disseminação da Covid-19:

  • Cadeiras separadas, com limite de quatro pessoas do mesmo núcleo familiar, e em fileiras isoladas;
  • Controle da entrada e saída do ambiente;
  • Público limitado;
  • Sanitização com luz ultravioleta para aferir a temperatura dos convidados e equipe de realização;
  • Dois quaternários de amônia nos tapetes da entrada, para impedir que o vírus seja transportado por calçados ao ambiente;
  •  Instalação de purificadores de ar no palco e na plateia;
  • Teste de Covid-19 em todos da equipe artística, técnica e de produção antes dos ensaios.

Serviço

4ª Live Cultural Solidária

Quando: 17/7 (sábado)

Onde: Teatro Goiânia

Horário: 19h

Transmissão: TV Brasil Central (canal 13.1), pelos canais no YouTube “Secult Goiás”, “TV Brasil Central” e “Arraiá Goiânia”

Leia também: