Governo reabre sete parques estaduais para visitação em Goiás

As unidades estavam fechadas desde o dia 4 de março; seis ainda não reabriram

Foto: Semad

Sete parques estaduais e uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) voltaram a receber visitantes a partir desta quinta-feira (20), em Goiás. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semad), o funcionamento das unidades será realizado “de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid-19.”. Outros seis parques estaduais seguem fechados.

As unidades reabertas amanhã são: parques estaduais da Serra de Caldas Novas, dos Pirineus, de Terra Ronca, Altamiro de Moura Pacheco, João Leite, Telma Ortegal, Águas do Paraíso e a Arie Águas de São João. Essas unidades, que tiveram suas atividades suspensas no dia 4 de março, voltam a ter visitação pública e utilização para fins de pesquisas e levantamentos científicos presenciais, incluindo atividades educativas e de lazer comunitário, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas.

A Semad ressaltou que seguem fechados e permitindo somente atividades devidamente autorizadas pelas suas chefias os seguintes parques: Mata Atlântica, Araguaia, Paraúna, Águas Lindas, Serra Dourada e Serra de Jaraguá.

A pasta estadual fez um alerta para a “obrigatoriedade de observância aos protocolos sanitários” contra a pandemia. “Entre eles, o uso obrigatório de máscara de proteção durante todo o período de permanência no interior do parque, sendo que deve cobrir toda a região do nariz e boca.”