Heana tem atendimento especializado para casos de Varíola dos Macacos, em Anápolis

Inicialmente serão sete hospitais estaduais distribuídos em todo estado para atendimento de casos suspeitos: HDT, HECAD, HEMAP, SANTA HELENA, JATAI, HEANA, URUAÇU

Hospital Estadual de Urgências Dr Henrique Santillo. (Foto: Reprodução)
Hospital Estadual de Urgências Dr Henrique Santillo. (Foto: Reprodução)

Com o aumento de notificações da Varíola dos Macacos (Monkeypox), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) ampliou o número de lugares que possui atendimento específico na rede estadual para diagnóstico da doença. Em Anápolis, o atendimento especializado é feito no Hospital Estadual de Urgências Dr. Henrique Santillo (Heana).

Inicialmente serão sete hospitais estaduais distribuídos em todo estado para atendimento de casos suspeitos: HDT, HECAD, HEMAP, SANTA HELENA, JATAI, HEANA, URUAÇU.

De acordo com o painel de dados da SES, até o momento 103 casos foram notificados. 32 foram confirmados, todos eles em homens, 17 descartados e 54 ainda em investigação.

“Não é o momento para pânico, até porque ele só atrapalha. É momento de diagnosticarmos as pessoas contaminadas o quanto antes para conter o avanço da transmissão”, destacou a Superintendente de Vigilância Sanitária no estado, Flúvia Amorim.

Segundo a Vigilância Sanitária o número de notificações deve aumentar nos próximos dias, devido a mudança no protocolo de casos suspeitos. A partir de agora qualquer pessoa que apresente os sintomas como febre, dor de cabeça e lesões será notificada.

Capacitação e medidas de contenção

A SES-GO realiza uma série de medidas para conter o avanço da doença, como o monitoramento e vigilância dos casos e inclusão da Monkeypox nas discussões permanentes do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE).

Também já foram realizadas três grandes capacitações dirigidas a profissionais de saúde da rede pública e privada, para repassar os protocolos relativos ao manejo clínico, diagnóstico e conduta terapêutica, além das medidas de prevenção e controle.