Homem resgatou e manteve 153 cobras em um caixão, em Mandaguari (PR)

Polícia encontrou os animais e encaminhou para Biotério do Laboratório de Taxonomia Animal da Secretaria Estadual de Saúde

Homem resgatou e manteve 153 cobras em um caixão, em Mandaguari (PR)
Homem resgatou e manteve 153 cobras em um caixão, em Mandaguari (PR)

A Polícia Militar Ambiental do Paraná (PMPR) apreendeu 153 cobras dentro um caixão. Os répteis foram encontrados em uma casa de Mandaguari (PR), nesta quinta-feira (30).

Durante a ação, os agentes tiveram apoio de técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá e da Secretaria Estadual da Saúde, bem como a presença de um veterinário. A polícia realizou a operação depois de um homem aparecer em reportagens dizendo que recolhia as cobras em algumas residências. No vídeo, ele mostrava os animais, comuns na região, segundo a PMPR.

O homem não foi punido, mas foi orientado por técnicos da polícia para não realizar mais este tipo de resgate. A PM disse que ele entregou os animais de forma voluntária.

Paula Vidolin, bióloga e chefe do setor de Fauna do Instituto Água e Terra, disse que “o órgão ambiental reconhece o auxílio prestado pelo cidadão, mas reforça que a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro”.

Ao todo, eram 152 cascavéis, sendo 52 adultos e 100 filhotes, e uma jararaca. Elas foram recolhidas e encaminhadas ao Biotério do Laboratório de Taxonomia Animal da Secretaria Estadual de Saúde, onde serão avaliadas e destinadas local um adequado.

(Foto: PMPR)

(Com informações do Correio Braziliense)