Indígena é a primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil

Em ato simbólico no Hospital das Clínicas de São Paulo, xavante de 8 anos recebeu imunizante

Indígena é a primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil
Indígena é a primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil - (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no país. A imunização ocorreu por volta das 12h desta sexta-feira (14), em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo, no Hospital das Clínicas para inaugurar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Da etnia Xavante, Davi é morador de Piracicaba, no interior paulista, mas está na capital para realizar um tratamento médico. O governador João Doria (PSDB) acompanhou a aplicação da dose. O pai de Davi, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, também participou da cerimônia de forma virtual.

Campanha de vacinação infantil

O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer chegou na quinta-feira (13) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), contendo 1,2 milhão de doses. Esse lote está sendo distribuído para todo o país. Até o final deste mês, o Brasil deve receber um total de 4,3 milhões de doses desse imunizante.

A campanha infantil deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário. Nesta primeira fase, a vacinação será apenas para crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas.