Irmãos Credo: artistas de Trindade levam arte goiana para prédio em São Paulo

Os irmãos de Trindade venceram o "Concurso Arte na Rua" e pintarão a lateral de um prédio na capital paulista

Irmãos Credo: artistas de Trindade levam arte goiana para prédio em São Paulo
Jesus Credo e Izzy Credo, vencedores do Concurso Arte na Rua (Foto: Divulgação)

Goiás é o berço para vários artistas de destaque, onde diversas linguagens artísticas criam raízes e se multiplicam. Prova disso são os irmãos Credo (@irmaoscredo), artistas de Trindade (GO), que ficaram em 1º lugar no Concurso Arte na Rua, em São Paulo, e que prometem levar um pedacinho do estado para a capital paulista.

O concurso, que divulgou a lista dos 5 vencedores na última segunda-feira (1/11), tem o objetivo de mostrar que a arte de rua é potência e resistência, valorizando os artistas de grafite do Brasil. O processo seletivo foi aberto para todo o país e recebeu nada menos que 712 inscrições.

Após passarem por um criterioso júri, seguido de votação popular, os 4 últimos colocados terão a oportunidade de pintar murais espalhados pela cidade de São Paulo. Enquanto isso, o primeiro colocado – título que ficou com os irmãos goianos Jesus Credo (38) e Izzy Credo (22) – poderão pintar a lateral de um prédio (também chamada de “empena”) localizado na grande São Paulo.

Irmãos Credo: artistas de Trindade levam arte goiana para prédio em São Paulo

Irmãos Credo pintarão a lateral de um prédio no centro da cidade de São Paulo (Foto: Divulgação)

Ao Mais Goiás, Jesus comenta que a vitória era aguardada, mas apenas como uma forte vontade. Para ele, a ideia era não criar muitas expectativas, já que estavam concorrendo com artistas de todo o Brasil e é preciso reconhecer o potencial dos concorrentes. Apesar disso, o objetivo sempre foi o primeiro lugar.

“A gente esperava a vitória, mas era mais como um desejo. Apesar de acreditar no nosso trabalho, essa crença dá umas osciladas e você pensa ‘será que vai? será que não vai?'”, comenta o artista, que se mostrou ansioso com o resultado.

Após passarem pelo júri técnico, que selecionou apenas 10 artistas, Jesus comenta que a surpresa foi enorme: “A gente foi selecionado entre os 10 e foi muita felicidade pra gente. Ficamos realmente surpresos porque o Brasil tem vários artistas bons, e estar entre os 10 selecionados pelo júri técnico foi muito importante“, afirma.

Vivência e diversidade representam inspiração para os Irmãos Credo

Concurso Arte na Rua: Irmãos Credo: artistas de Trindade levam arte goiana para prédio em São Paulo

Vida no interior e questões sociais inspiram o trabalho dos artistas (Foto: Divulgação)

Jesus é o irmão mais velho, com 38 anos, enquanto Izzy é a caçula, com 22. O artista comenta que todos os irmãos “têm um dedo” na arte, e que foi realmente uma surpresa se identificar com o trabalho da irmã mais nova, com quem hoje realiza vários  projetos.

Na estrada há 4 anos, a arte da dupla é inspirada nas vivências de cada um, mesclando a estética do interior, com questões sociais que também consideram importantes, como a negritude e a periferia, que são mesclados com elementos da cultura pop e resultam em um trabalho belíssimo.

Ao Mais Goiás, Jesus conta que viveram durante algum tempo em chácara e que o avô era folião e violeiro. Ao longo dos anos, várias histórias foram arquivadas em memória e hoje, servem também de base para a realização de diversos trabalhos dos Irmãos Credo.

“Eu morei em chácara, nosso avô era folião e a gente costumava receber a folia de reis em casa. A partir disso, a gente procura fazer pesquisas e observações, com produção baseada nessas coisas simples, a vida no interior, a estética do interior, a negritude, a periferia. Então a gente tenta mesclar isso com elementos aspiracionais”, explica o irmão mais velho.

Ao se inscreverem no Concurso Arte na Rua, o objetivo sempre foi conquistar o primeiro lugar, e deu certo! Agora, a dupla levará um pouquinho da cultura goiana para a cidade de São Paulo, que será ilustrada em uma empena de destaque na capital.

Expectativas para a realização do desenho

Concurso Arte na Rua: Irmãos Credo: artistas de Trindade levam arte goiana para prédio em São Paulo

Ilustração feita pelos artistas (Foto: Divulgação)

A vitória dos Irmãos Credo contou ainda com a ajudinha dos amigos, de antigos professores, de influenciadores e até mesmo da Prefeitura de Trindade, que se uniram em peso para a etapa de votação popular no concurso.

Assim, o resultado não foi uma surpresa apenas para Jesus e Izzy, mas também para todos que dedicaram um tempinho para apoiar o trabalho da dupla no Concurso Arte na Rua.

Agora, a expectativa para a realização do projeto é enorme e algumas ideias já começam a nascer. Jesus conta que normalmente as empenas utilizadas são no centro da cidade, próximas do Lago da Batata. No entanto, ainda aguardam a confirmação do local e as medidas do projeto para só então começarem a discutir melhor sobre qual desenho levar até São Paulo.

Além da vitória no concurso, a dupla conta que outros projetos também estão por vir. “Estamos com alguns projetos bacanas, acontece tudo meio que ao mesmo tempo. Além da empena, estaremos na São Paulo Fashion Week, estamos produzindo uma coleção pra uma loja de skate em Goiânia, além de pinturas de rua no interior, que estamos sempre fazendo”, finaliza Jesus Credo.

Leia também: