FolhaPress

James Franco admite ter tido relações sexuais com alunas

O ator falou sobre o assunto quatro anos após denúncias

O ator falou sobre o assunto quatro anos após denúncias. James Franco admite ter tido relações sexuais com alunas
James Franco (Foto: Divulgação)

O ator James Franco, 43, quebrou o silêncio de quase quatro anos e falou pela primeira vez sobre as acusações de assédio. Em janeiro de 2018, cinco mulheres denunciaram o ator ao Los Angeles Times por conduta sexual inapropriada durante aulas de atuação.

Em fevereiro deste ano, Franco chegou a um acordo com as ex-alunas Sarah Tither-Kaplan e Toni Gaal, que o acusavam de tê-las forçado a fazer cenas de sexo explícito diante da câmera, durante uma aula da Studio 4, fundada pelo ator em 2014 e fechada três anos depois. O ator negociou para que Tither-Kaplan e Gaal retirassem as queixas.

“Eu sinto que houve um abuso de poder, e havia uma cultura de exploração de mulheres que não eram celebridades e uma cultura de mulheres sendo substituíveis”, disse Tither-Kaplan ao jornal norte-americano, em 2018.

Mas, de fato, a primeira vez que James Franco se pronunciou sobre o assunto foi durante o podcast The Jess Cagle, publicado nesta quarta (22) pela rádio norte-america SiriusXM’s e tentou justificar o período de silêncio.

“Naquele momento [em 2018] eu só pensei: ‘Vou ficar quieto, vou dar uma pausa, não parece o momento certo para falar alguma coisa. Tem pessoas chateadas comigo e eu preciso ouvi-las’.”

Sobre as acusações de ter promovido, durante as aulas, encenações que remetiam a um “contexto de orgia que foi além dos limites aceitos em Hollywood”, o ator diz que o intuito da discussão em classe não era abordar cenas de sexo.

“Eu não estava ensinando as pessoas a fazer cenas de sexo, de intimidade ou qualquer coisa dessa natureza. Era um título provocativo”, disse.

“Era uma classe em que eles faziam cenas sobre qualquer romance que eles vivenciaram quando eram jovens, como conhecer pessoas em aplicativos de namoro ou encontros ruins.”

Quando questionado sobre a interpretação que algumas alunas tiveram da aula, James Franco admitiu ter tido relações sexuais com algumas estudantes.

“Aquilo foi errado, mas não é motivo pelo qual eu comecei a escola. Eu não escolhi as pessoas que iam estar na classe, então não era um plano meu”, afirmou. “Na época meu pensamento era que, se fosse consensual, estava tudo bem.”

O ator também revelou que, após ficar sóbrio de álcool, encontrou no sexo um novo vício. “Quando eu não podia mais usar álcool para preencher aquele vazio, o sucesso e atenção eram ótimos para mim. Então, por mais estranho que pareça, fiquei viciado em validação”, afirmou.

James Franco acrescenta que essa nova dependência prejudicou a maioria de seus relacionamentos anteriores à atual namorada, a atriz Isabel Pakzad. “Eu nunca conseguia ser fiel a ninguém, então eu traí todas as minhas namoradas antes de Isabel.”

LEIA TAMBÉM:

• Médica explica os riscos do cigarro eletrônico, possível causa da doença de Zé Neto

• Camila Queiroz se pronuncia sobre exigências para seguir em ‘Verdades Secretas’

• Cantor Maurílio chora ao ouvir esposa na UTI: ‘Dia de vitória’