Jornalista goiano lança livro Balaio de Gato, em contos e crônicas bem-humoradas 

O evento de lançamento acontece nesta quinta (26/08), na Livraria Nobel do Shopping Bougainville

jornalista goiano lança livro Balaio de Gato
Luiz Augusto Araújo lança o livro Balaio de Gato, sua estreia no gênero de contos e crônicas (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, o jornalista goiano Luiz Augusto Araújo, lança o livro Balaio de Gato, terceira obra de sua carreira como escritor.

O evento de lançamento acontecerá na Livraria Nobel do Shopping Bougainville, em Goiânia, das 18h30 às 21h.

Adotando uma linguagem leve e bem diferente do que vinha trabalhando anteriormente, a obra – lançada pela Editora Interativa – reúne uma coletânea de contos e crônicas, onde a maior parte das histórias acontece no interior goiano.

O destaque fica para o pequeno município de Ouvidor, onde o autor morou durante toda a infância e adolescência, e que inspirou boa parte dos contos presentes na obra.

Segundo a escritora Lêda Selma, ex-presidente da Academia Goiana de Letras, e que já teve a oportunidade de mergulhar na obra: “neste ‘Balaio de Gato’, contos e crônicas perfilam momentos inspirados no dia a dia de uma cidade interiorana, pela qual o leitor zanzará curioso e atento“, comenta.

Alberto Araújo, escritor e cineasta, completa dizendo que “aos poucos o leitor vai se sentindo dentro dos fatos e ouve um novo causo no dobrar de cada esquina“.

Com o livro Balaio de Gato, Luiz Augusto Araujo marca sua estreia no gênero de contos e crônicas, onde se permitiu escrever sobre os mais diversos assuntos, que são costurados em tramas envolventes do início ao fim.

“Essência de 20 anos”

jornalista goiano lança livro Balaio de Gato

O livro foi desenvolvido há cerca de 20 anos (Foto: Divulgação)

Ao Mais Goiás, o autor lembra que a ideia de escrever o livro Balaio de Gato nasceu há mais de 20 anos, enquanto ainda iniciava a faculdade de jornalismo, no início dos anos 2000.

Apaixonado por literatura, naquela época desenvolveu um amor ainda mais especial pelos contos e crônicas, quando consumia diversos conteúdos do gênero. Segundo Luiz Augusto:

Eu gostava tanto do gênero contos e crônicas, que chegou o momento que eu queria muito mais do que ler, eu queria criar as minhas próprias histórias. Assim, começava a nascer o livro Balaio de Gato

Na mesma época começou a escrever. A inspiração vinha de vários lugares, pessoas e acontecimentos. Assim, ia reunindo tudo em pequenas histórias, que ficaram guardadas por quase 20 anos.

Foi somente há cerca de dois anos, que o jornalista se deparou com todo o material que havia criado no passado, e decidiu finalmente tornar seu sonho uma realidade. Segundo ele:

O livro está pronto há mais de 20 anos. Escrevi na época da faculdade e deixei guardado, esqueci. Há uns dois anos comecei a ler, achar as histórias legais, atualizar algumas delas, mudar personagens. Mas a essência é de 20 anos

Antes do livro Balaio de Gato, Luiz Augusto já havia publicado outras duas obras, nas área de desenvolvimento pessoal e comunicação interpessoal.

Mesmo com temas tão diferentes, o autor comenta que lendo suas antigas histórias, percebeu que era o momento certo para estrear no gênero de contos e crônicas.

Livro Balaio de Gato garante boas doses de humor

O livro será lançado nesta quinta-feira (26/08)

Para todas as idades (Foto: Divulgação)

Livre para todos os públicos, o livro Balaio de Gato promete histórias leves e bem-humoradas, com um bom toque de ironia em alguns casos.

Ao Mais Goiás, o autor contou ainda que o nome do livro faz referência justamente aos temas abordados, já que não seguem uma linha específica e representam um verdadeiro “balaio de gato”. Segundo Luiz Augusto:

Balaio de gato significa uma coisa bagunçada, desorganizada. No caso das histórias, como não se limitam a uma só temática, eu acabei dando esse nome, por não ser uma história de uma área específica“.

Segundo o escritor, os leitores poderão se deliciar com cada uma das histórias, que apresentam sempre um final surpreendente e inesperado.

São textos recheados de bom humor, que garantem boas risadas e momentos de alívio, que tanto precisamos ainda mais nos dias de hoje.

Serviço

Lançamento do livro “Balaio de Gato”

Quando: 26/08 (quinta-feira)

Onde: Livraria Nobel do Shopping Bougainville

Horário: 18h30 às 21h

Informações: @nobelbougainville

Autor: @luizaugustoarau

Leia também: