Lumena ressignifica ‘favoritismo’ e sai da casa com 61,31% dos votos

Psicóloga fenotipicamente se deu mal no paredão que ainda tinha Arthur e Projota disputando a permanência na casa

Lumena ressignifica 'favoritismo' e sai da casa com xx dos votos
Lumena ressignifica 'favoritismo' e é eliminada da casa (Foto: divulgação/ TV Globo)

Lumena foi a quinta eliminada do Big Brother Brasil 21 na noite desta terça-feira (2). A baiana ressignificou o “favoritismo” do público e saiu da casa com 61,31% dos votos. A berlinda que ela estava contou com Projota e Arthur, que ficaram em segundo e terceiro lugar dos mais votados, respectivamente.

A psicóloga parou no paredão após Carla Diaz atender o Big Fone. Além dela, Fiuk e Rodolffo também foram indicados, mas ele foi salvo por Projota – que pôde retirar uma pessoa na formação da berlinda – e o sertanejo se livrou durante a prova bate-volta.

Lumena ganhou imunidade na primeira semana e chamou muita atenção por ter sido eleita Rainha do Araketu e ficado com uma princesa africana. Porém, o público foi tomando ranço dos comportamentos dela dentro da casa.

Lumena, que agora afirma que não foi para o BBB militar, levantava pautas relevantes para tentar desmoralizar os outros participantes. O primeiro foi quando a sister brigou com os meninos que se maquiaram durante uma ação da Avon, durante a primeira semana. Segundo ela, a brincadeira “desvalida a identidade e a existência de muitas pessoas gays e trans, que se reconhecem no mundo com a maquiagem”.

Outros dois outros episódios em que Lumena não foi bem interpretada pelo público envolveu Juliette. No primeiro, a sister disse que iria usar um vestido branco, mas foi repreendida pela DJ pois ela também estaria usando um peça da mesma cor.

A paraibana disse que queria fazer uma maquiagem da cor branca para festa Herança Africana. Porém, a sister foi repreendida pela psicóloga pois ela também já tinha feito a decoração em seu rosto. Lumena ainda virou meme após apontar o dedo na cara da sister e “ressignificar” a informação que ali trazia. Daí, ela virou o meme de “autorizar ou não” algo.

Ela ainda brigou por várias vezes com Lucas Penteado e, o ápice, foi quando ela questionou a sexualidade do artista quando o mesmo beijou Gilberto. Segundo ela, o ator estaria aproveitando do economista para se promover.

“Branquitude”

Por final, o alvo da psicóloga passou a ser Carla Diaz. No primeiro, inclusive durante a confusão com Lucas, ela gritou com a eterna Chiquitita, que tentava apaziguar a situação. Ela também chamou a atriz de “medíocre” durante um Jogo da Discórdia.

“Carla tem egotrip cagada de transbordando ali. Toda cagada na merda da branquitude. Toda cagada na branquitude. Eu não sou token preta de Chiquititas. Não vem me iludir. Vai fazer teu corre, não enche meu saco. Vai se revisitar. Eu to me revisitando na minha impulsividade” disse a baiana.

Essas atitudes chamaram atenção de muitos artistas. “Gente, e o susto que esse pessoal vai tomar quando sair e assistir sua própria conduta perante os conflitos? O mundo vai além do próprio umbigo”, opinou Elza Soares.

“Lumena não entende nada mesmo, né? Meu Deus”, disse Deborah Secco. “‘Militante milita lá fora’. Caramba. Que loucura, bicho”, postou Tainá Müller.

“O discurso dela não representa movimento nenhum! As podridões da Lumena é sobre ela, nunca sobre o movimento negro. Um desserviço”, opinou Erika Hilton, a primeira vereadora trans de São Paulo.

Mumuzinho e Teresa Cristina também deram a sua opinião. “Tanta luta ainda pra mulher negra num país desse. Um governo desse. Aí vem uma criatura e gasta nosso discurso, gasta a nossa vela com um defunto ruim desse”, disse a cantora.

“Tô até agora tentando controlar minha animosidade em relação ao discurso da Lumena”, postou Mumuzinho.

A namorada dela, Fernanda Maia, se pronunciou no Instagram sobre o comportamento da sister no reality e disse que “não a reconhecia”.

“Não tem sido fácil assistir ao programa e não reconhecer a Lumena que eu namoro. Não tem sido fácil também lidar com as tentativas de me tirarem o direito de entender como isso tudo me atravessa, no meu tempo”, desabafou.

Mudanças

Porém, o jogo ganhou uma grande reviravolta com a saída Nego Di e Karol Conká. Esta última, inclusive, fez com que Lumena chorasse e repensasse sobre suas atitudes dentro do jogo e fez com que ela se aproximasse de Gilberto. Essa amizade, claro, preocupou os fãs do economista tido com um dos favoritos a ganhar o prêmio.

O comportamento de Lumena, entretanto, não agradou grande parte da casa, sendo que ela foi, junto com Carla Diaz, alvo de duras críticas dos demais participantes no Jogo da Discórdia do última segunda-feira (1).

Lumena acabou chorando após receber as placas de hipócrita e fraca de Carla, e de oportunista e duas caras de Juliette. A atriz falou que vem sendo atacada há três semanas pela psicóloga e que foi exposta para o Brasil no jogo da discórdia com inverdades. “Também vou usar a plaquinha de fraca porque soube pela casa toda que ela não se sentiu confortável com as palavras que ela usou, mas não veio falar comigo”, disse.

Juliette justificou a placa de oportunista dizendo que estava retribuindo o afago que recebeu da baiana, que deu o mesmo adjetivo para ela. Em seguida, a maquiadora deu a placa duas caras e justificou que Lumena muda de acordo com as pessoas. ” Para algumas pessoas ela é maravilhosa, acrescenta muito e eu respeito, mas para mim ela não foi essa pessoa”, falou.