Mais de 21% dos testados na semana passada estão com Covid-19, em Aparecida (GO)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde são referentes à semana do dia 15 a 21 de maio e mostram escalada de testes positivos no município

Testes de Covid-19 em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

21,01% das pessoas testadas em Aparecida de Goiânia apresentaram resultado positivo para a presença do coronavírus Sars-Cov-2. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde são referentes à semana do dia 15 a 21 de maio e mostram uma escalada de testes positivos no município desde 17 de abril, de mais de 15 pontos percentuais.

Para se ter uma ideia, na semana do dia 17 a 23 de abril, o índice de positividade para Covid-19 em Aparecida era de 5,43%. Já na semana seguinte, de 24 a 30, subiu para 6,34%. A primeira semana de abril, esse número alcançou 10,99%. Enquanto entre 8 e 14 de maio, 19,8% dos aparecidenses testados estavam com presença do vírus no organismo.

De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, da última terça-feira (24), nas últimas 24 horas foram registrados 136 novos casos na cidade. Aparecida possui 78 casos ativos, que são monitorados pela telemedicina, oxímetros e exames ou que estão hospitalizados.

No entanto, a taxa de ocupação de leitos ainda está dentro da margem de segurança. Dos 59 leitos de UTI ativos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal, 25 estão ocupados, indicando uma taxa de ocupação de 42,37%.

Novas linhagens

Neste cenário, duas novas sublinhagens da variante ômicron foram identificadas em circulação em Aparecida de Goiânia na última segunda-feira (23). Trata-se da BA.4 e BA.5, identificadas nesta semana pelo Programa de Vigilância Genômica da cidade. Os registros são os primeiros em toda a região Centro-Oeste.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados três casos das sublinhagens.