Marconi continua sendo o político mais influente de Goiás

A liderança de Marconi no ranking consolidou-se com a cobertura em tempo real da agenda do programa Goiás na Frente

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o político de Goiás mais influente nas redes sociais, de acordo estudo realizado pela Eureka Comunicação com dados colhidos via Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics. A liderança de Marconi no ranking consolidou-se com a cobertura em tempo real da agenda do programa Goiás na Frente. O governador posta informações sobre os investimentos em todos os municípios que visita no momento em que ainda está neles ou pouco depois dos eventos. Já foram mais de 150 cidades visitadas.

A novidade deste ranking em comparação com estudos anteriores da Eureka Comunicação é a alternância na segunda colocação. Houve redução nas interações nas páginas do senador Ronaldo Caiado (DEM), o que o fez ser ultrapassado pelo deputado federal Delegado Waldir (PR). Além da queda nas páginas de Caiado, outro fator que contribuiu para a “ultrapassagem” de Waldir foi a repercussão da notícia de que ele foi sacado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na véspera da votação do relatório que recomendava o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por suspeita de corrupção.

Outra novidade é o deputado federal Thiago Peixoto (PSD). Os perfis do parlamentar no Twitter e Facebook ganharam consistência com ações em favor da Cultura e da Educação no Congresso Nacional e internet. Thiago também ganha força à medida em que ele se consolida como o principal nome para ser vice na chapa do candidato a governador José Eliton (PSDB).

O ranking é elaborado de acordo com três critérios: interação, alcance e engajamento. A soma deles (que pode ir de um a 11) resulta no índice “influência”. Marconi anotou 8 em interações, sete em alcance e nove em engajamento (24 em influência). Waldir registrou nota oito em interação, oito em alcance e sete em engajamento (influência 23). Caiado, o terceiro colocado, alcançou oito, sete e sete respectivamente (chegando a 22 pontos de influência). Na sequência do ranking estão, pela ordem, o deputado federal Thiago Peixoto (influência 20), o deputado estadual Major Araújo (influência 19), o vereador Jorge Kajuru (influência 19), o deputado federal Daniel Vilela (18), o vice-governador José Eliton (18), o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (16) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (15).

O ranqueamento analisou plataformas no Facebook e Twitter entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2017. O estudo define interações como curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. “Alcance” são as interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado. E engajamento é o numero de interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado.

Ranking – Políticos mais influentes das redes

MARCONI PERILLO (PSDB)
Governador

Interações: 8
Alcance: 7
Engajamento: 9
INFLUÊNCIA: 24

DELEGADO WALDIR (PR)
Deputado federal

Interações: 8
Alcance: 8
Engajamento: 7
INFLUÊNCIA: 23

RONALDO CAIADO (DEM)
Senador

Interações: 8
Alcance: 7
Engajamento: 7
INFLUÊNCIA: 22

THIAGO PEIXOTO (PSD)
Deputado federal

Interações: 7
Alcance: 6
Engajamento: 7
INFLUÊNCIA: 20

MAJOR ARAÚJO (PRP)
Deputado estadual

Interações: 7
Alcance: 6
Engajamento: 6
INFLUÊNCIA: 19

JORGE KAJURU (PRP)
Vereador

Interações: 6
Alcance: 5
Engajamento: 8
INFLUÊNCIA: 19

DANIEL VILELA (PMDB)
Deputado federal

Interações: 6
Alcance: 5
Engajamento: 7
INFLUÊNCIA: 18

JOSÉ ELITON (PSDB)
Vice-governador

Interações: 5
Alcance: 5
Engajamento: 8
INFLUÊNCIA: 18

EVANDRO MAGAL (PSDB)
Prefeito de Caldas Novas

Interações: 6
Alcance: 4
Engajamento: 6
INFLUÊNCIA: 16

IRIS REZENDE (PMDB)
Prefeito de Goiânia

Interações: 5
Alcance: 4
Engajamento: 6
INFLUÊNCIA: 15