Médicos retiram cisto de 5 kg do ovário de idosa, no Piauí; fotos

Mulher relatou que sentiu dores durante um mês

Mulher relatou que sentiu dores durante cerca de um mês. Médicos acham cisto de 5 kg em ovário de idosa, no Piauí
Imagem: Reprodução/Hospital Regional de Bom Jesus

Após sentir fortes dores na região do abdômen durante cerca de um mês, uma idosa de 66 anos finalmente teve seu problema de saúde resolvido no Piauí. Médicos do Hospital Regional de Bom Jesus, no sul do estado, retiraram um cisto de 5 kg de um dos ovários da mulher, em uma cirurgia de emergência.

Segundo a equipe médica, a idosa que não teve o nome divulgado, já sofria com problemas no funcionamento do intestino há pelo menos 30 dias.

Uma tomografia na unidade de saúde indicou a presença do cisto “gigante”, segundo um comunicado publicado pelo hospital no último domingo (8). Com o laudo do exame e um quadro de dor intensa, a idosa foi internada imediatamente.

No Instagram, o hospital compartilhou fotos da cirurgia bem-sucedida, mostrando os médicos responsáveis segurando o cisto retirado do ovário esquerdo da piauiense.

O procedimento cirúrgico foi realizado por dois cirurgiões, um enfermeiro e duas técnicas de enfermagem, além de um anestesista, que aplicou apenas uma sedação local na paciente.

A técnica usada pela equipe foi a chamada “laparotomia exploradora”, com uma incisão no abdômen para acessar órgãos internos.

“Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisão de oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória pode envolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen”, descreveu a assessoria do Hospital Regional de Bom Jesus, que não forneceu mais informações sobre a recuperação da idosa.

Veja fotos do cisto de 5 kg retirado do ovário da idosa:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Hospital Regional de Bom Jesus (@hrmssbj)

+ Cisto: Garota “mais bonita do mundo” em 2007 vive drama de saúde

*Com informações do UOL