Menor risco: todas as regiões de Goiás estão em situação de alerta para a Covid-19

Mapa de calor mostra todo o Estado em amarelo, que é considerado a situação mais tranquila dentre as três estabelecidas pela Saúde

Todas as regiões de Goiás estão em situação de alerta para a Covid-19 (Foto: Reprodução - SES-GO)

O mapa de calor da Secretaria de Estado da Saúde mostra que todas as regiões de Goiás estão em situação de alerta para a Covid-19. Esta é a primeira vez que o Estado fica todo em amarelo desde o início deste tipo de monitoramento, que foi iniciado em fevereiro deste ano. A cor amarela representa o menor risco da pandemia em Goiás.

Há ainda o estado crítico, representado pela cor laranja, e o de calamidade, o mais grave, de cor vermelha. Durante boa parte do ano, maior parte das regiões goianas ficaram em vermelho, sobretudo após a segunda onda que abateu o Brasil a partir de março.

Na semana anterior, apenas uma região estava em situação crítica: Pirineus, com os municípios de Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis, Terezópolis de Goiás.

O mapa de risco é montado a partir de três indicadores de aceleração de contágio, que são incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 15 dias; variação de mortalidade por Covid-19 e velocidade no tempo. Além de sobrecarga no sistema, avaliada em incidência de solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e taxa de ocupação de leitos.

Casos de Covid-19 em Goiás

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) divulgado no domingo (7) aponta que há 909.185 casos de doença pelo coronavírus. São 24.348 óbitos confirmados, o que significa uma taxa de letalidade de 2,68%. Há 390 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Vacinas aplicadas

O avanço da vacinação é apontado por especialistas e por profissionais de saúde como um dos principais motivos para a queda nos indicadores da pandemia de Covid-19. Atualmente, a maioria dos municípios goianos vacina pessoas acima de 12 anos.

Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.074.828 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 3.424.704 pessoas.