Minaçu registra primeiro caso de Covid-19

De acordo com a SMS, paciente tem 44 anos e veio do Pará para passar o feriado com os familiares que moram na cidade

Uma testagem em massa em cerca de seis indústrias detectou mais de 600 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Rio Verde. (Foto: Reprodução)

O município Minaçu, a 504 quilômetros de Goiânia, confirmou, nesta segunda-feira (04), o primeiro caso de Covid-19. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o paciente tem 44 anos e veio do Pará para passar o feriado com a família que mora na cidade.

Ainda de acordo com a pasta, o homem apresentou tosse, mialgia e dor de cabeça. Ele foi submetido ao teste, que foi enviado para o Laboratório Central e o resultado saiu no mesmo dia, e deu positivo para a doença. Ele está em isolamento domiciliar. Uma equipe da SMS foi à casa do paciente e, de acordo com familiares, ele está melhor, sem febre ou falta de ar. Entretanto, o paciente ficará na cidade até se recuperar.

A SMS afirma que há outros oito casos suspeitos na cidade e que não foi necessária a realização de exame pois eles não tinham muitos sintomas. Por isso, essas pessoas estão em isolamento. Outros dois casos aguardam o resultado do exame que foi feito nesta segunda-feira.

Prevenção

Para evitar que a doença se espalhe na cidade, uma equipe da Vigilância Sanitária está na entrada da cidade realizando uma barreira. Com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, a equipe terá que aferir a temperatura com termômetro e distribuir máscara e álcool em gel.

Nesta segunda-feira, o prefeito da cidade, Zilmar Charalabopoulos Duarte (PTC), decretou estado de calamidade pública até dia 31 de dezembro de 2020. Com isso, o documento atinge a autorização para dispensas do atingimento dos resultados fiscais e limitações de empenho. Além disso, as autoridades públicas, os servidores e os cidadãos deverão adotar medidas e as providências necessárias para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo Covid-19.