Mostra Infâncias Plurais apresenta coletâneas para o público infantil

A mostra tem início no dia 24/08 e segue até o dia 12/9, no site do Itaú Cultural

Mostra Infâncias Plurais começa em 24/08
"Eu não confio em janelas laterais" estará presente na Mostra Infâncias Plurais (Foto: Divulgação)

No dia 24/08 (terça-feira), estreia a primeira coletânea de vídeos da Mostra Infâncias Plurais, apresentada de forma online e gratuita, no site do Itaú Cultural.

A coletânea vai ao ar no mesmo dia em que é celebrado o Dia da Infância – data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de promover uma reflexão sobre as condições de crianças do mundo inteiro.

A mostra fica disponível até o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, com vídeos postados semanalmente, sempre às terças-feiras. Ao todo, serão 50 produções.

Todas elas foram selecionadas dentro do projeto de mesmo nome, que aconteceu no fim do ano passado. O objetivo era inspirar a produção de obras culturais infanto-juvenis.

Mostra Infâncias Plurais começa em 24/08

“A Bisa precisa Ficar em Casa” estará presente na Mostra Infâncias Plurais (Foto: Divulgação)

Assim, o público poderá ter acesso a vídeos curtos e potentes, que buscas, através das mais diversas perspectivas, representar o mundo a partir dos olhos das crianças, considerando suas realidades.

A mostra é voltada para todos os públicos, desde o infantil até o adulto, também podendo ser utilizada como material de estudo por educadores e artistas.

Com linguagem simples, poética e criativa, as produções fogem dos famigerados clichês destinados aos pequenos, tratando-os como sujeitos e protagonistas de cada história.

Um pouquinho sobre as coletâneas da Mostra Infâncias Plurais

A mostra começa em 24/08

“Monster Live” estará presente na Mostra Infâncias Plurais (Foto: Divulgação)

O primeiro projeto a ir ao ar é o mineiro “Eu não confio em janelas laterais”, que mostra uma criança dentro de um carro e suas diversas percepções ao observar o que vê passar rapidamente pela janela.

Já em “1/4  e o Mundo”, de São Paulo, são abordados os pensamentos que passam pela mente de uma criança quando deita a cabeça no travesseiro.

“De que é feita a lua”, do Distrito Federal, usa uma linguagem poética para questionar se, na verdade, a lua não seria uma grande pérola.

Estas são apenas algumas das coletâneas que serão apresentadas pelo Itaú Cultural. Vale a pena acompanhar!

Serviço

Mostra Infâncias Plurais, do Itaú Cultural

Quando:24/08 a 12/09

Onde: site da instituição

Acesso: gratuito

Leia também: