INTERNET

4chan: fórum conhecido por permitir veiculação de conteúdo ilegal é alvo de hackers

4chan apresentou primeiros sinais de instabilidade na noite de segunda-feira e continua com problemas 24 horas depois

Fundado em 2003 com o propósito de reunir pessoas em comunidades para discutir os mais variados temas, o 4chan se transformou em uma plataforma onde se dissemina o ódio e a desinformação pelo fato de não haver moderação. Na noite desta segunda-feira (14), o fórum ficou offline por causa de um ataque de hackers, que divulgaram o código-fonte do site.

O site ficou famoso por hospedar vazamentos de imagens íntimas de celebridades. Foi também um dos pontos de articulação de grupos de apoio ao presidente americano Donald Trump, como o QAnon, cujas notícias falsas sobre pedofilia motivaram um ataque a uma pizzaria nos Estados Unidos.

O DownDetector, ferramenta que informa o status dos sites, fez os primeiros alertas de que o fórum tinha caído por volta das 23 horas de segunda, no horário de Brasília. Pouco depois da queda, os usuário perceberam indícios de hackeamento, o que incluía publicações estranhas na conta do dono da 4chan, Hiroyuki Nishimura.

Nesta tarde, o site ainda apresenta funcionamento comprometido, sem carregar imagens e o design da página.

O ataque ao site foi anunciado por um anônimo no fórum concorrente soyjak.party. Ambas as páginas são conhecidas como “imageboard”, por aceitarem a publicação de imagens —em geral, os usuários divulgam memes ofensivos.

De acordo com as imagens vazadas, o 4Chan usava um sistema de gerenciamento criado em 1998, o phpMyAdmin, que estava sem atualização havia anos.

A desatualização dos sistemas é uma das principais fontes de brechas de segurança em sites e aplicativos.