Acidente de avião no Canadá deixa ao menos 15 feridos; vídeo
Aeronave da Delta Airlines precisou fazer um pouso forçado de ponta-cabeça na tarde desta segunda-feira (17)

(Folhapress) Um avião se acidentou e ficou de ponta-cabeça no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (17). Equipes de resgate e a polícia foram acionados para a emergência, informou a CTV News, citando a polícia local.
Quinze pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança, e duas delas em estado grave, de acordo com paramédicos. Segundo a rede CBS News, citando a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), todas as 80 pessoas a bordo foram retiradas da aeronave.
Imagens da aeronave de ponta-cabeça na pista indicam que as asas foram separadas da fuselagem. Ainda não está claro o que provocou o incidente.
O Aeroporto Pearson de Toronto afirmou estar ciente de um incidente envolvendo o avião da Delta, operado pela Endeavor Air, que chegava de Minneapolis, nos Estados Unidos, e que as equipes de emergência estavam respondendo à emergência.
Todos os passageiros e tripulantes foram contabilizados, disse o aeroporto em um comunicado no X.
Representantes da Delta não responderam a um pedido de comentário da agência Reuters.
“Houve um acidente de avião. No entanto, não sabemos as circunstâncias neste momento”, afirmou a policial Sarah Patten da Polícia Regional de Peel, em Ontário, município na região de Toronto onde fica o aeroporto.
“Pelo que entendo, a maioria dos passageiros foi resgatada e está ilesa, mas ainda estamos tentando confirmar, por isso ainda estamos no local investigando”, disse Patten.
O site do Aeroporto Pearson de Toronto indica mais de quarenta de voos atrasados partindo e chegando ao aeroporto. A FAA informou que houve uma paralisação de voos no local.
O Conselho de Segurança do Transporte do Canadá, a agência independente que investiga acidentes aéreos, não respondeu a um pedido de comentário.
O incidente no Canadá ocorre após alguns outros acidentes recentes no continente no final de janeiro. Um helicóptero do Exército colidiu com um jato de passageiros em Washington, matando 67 pessoas, e pelo menos 7 pessoas morreram quando um avião de transporte médico caiu na Filadélfia no fim de janeiro.
Toronto Pearson is aware of an incident upon landing involving a Delta Airlines plane arriving from Minneapolis. Emergency teams are responding. All passengers and crew are accounted for.
— Toronto Pearson (@TorontoPearson) February 17, 2025
LEIA MAIS:
Identificadas as vítimas de avião que caiu no interior de São Paulo