‘Bebê mais velho do mundo’ nasce nos Estados Unidos; entenda
Thaddeus Daniel Pierce nasceu no dia 26 de julho, em Ohio

O ‘bebê mais velho do mundo’ nasceu nos Estados Unidos no último fim de semana e surpreendeu especialistas e internautas. O pequeno Thaddeus Daniel Pierce veio ao mundo no dia 26 de julho, mas se desenvolveu a partir de um embrião que estava congelado há impressionantes 30 anos e meio.
O caso, que chama atenção por marcar o nascimento do bebê mais velho do mundo, aconteceu em London, Ohio. Thaddeus foi gerado a partir de um embrião fertilizado em 1994, adotado por Lindsey e Tim Pierce, que estavam há sete anos tentando engravidar. “Tivemos um parto difícil, mas agora estamos bem. Ele é tão tranquilo. Estamos maravilhados por termos este bebê precioso!”, disse Lindsey.
A mãe biológica do embrião, Linda Archerd, hoje com 62 anos, explicou que a fertilização aconteceu no início dos anos 90, quando a tecnologia ainda era nova e pouco compreendida. Dos quatro embriões criados na época, um foi utilizado e resultou no nascimento da filha dela. Os outros três foram criopreservados por décadas.
Após o divórcio, Linda conseguiu na Justiça o direito de manter os embriões e, por convicções religiosas, optou por não descartá-los. Ela também recusou doações anônimas ou uso em pesquisas. Foi assim que conheceu a chamada adoção de embriões, em que os doadores têm contato com os receptores e acompanham o destino dos embriões.
Com ajuda do programa cristão Open Hearts, os caminhos de Linda e do casal Pierce se cruzaram. O resultado foi o nascimento de Thaddeus, o bebê mais velho do mundo, que tem uma irmã biológica de 30 anos e até já é tio — a filha da irmã tem 10 anos.
“É surreal”, afirmou Linda, que agora acompanha com emoção a história do menino que passou três décadas congelado antes de finalmente nascer. O caso tem sido tratado como uma mistura de avanço científico e fé — e lembra, como disse a própria Lindsey, algo saído de um filme de ficção científica.