família

Casal de pinguins machos choca ovo rejeitado e cria filhote em zoológico no Reino Unido

Comportamento homossexual entre animais já foi observado em centenas de espécies

Um casal de pinguins machos chocou um ovo rejeitado e está criando o filhote em um zoológico no Reino Unido. A história aconteceu no Zoológico de Chester, na Inglaterra. Segundo a BBC, o casal formado por Scampi e Flounder, da espécie pinguins-de-humboldt (Spheniscus humboldti), é considerado pelos cuidadores como um “casal gay”, já que eles mantêm um forte vínculo há anos.

O caso vem repercutindo na web. “Como sempre gays adotando o que héteros abandonam”, alfinetou uma internauta no X. “Logo aparece os héteros que curtem homens criticando”, escreveu outra. Outros perfis usaram de ironia: “Foi depois de assistirem o show da Madonna no Rio”, “Mas dizem que casal só é formado por um macho e uma fêmea” e “Isso afeta o ecossistema causando desequilíbrio na natureza”.

Sobre o casal, o porta-voz do zoológico disse: “Eles têm um relacionamento muito próximo e, por isso, foram escolhidos para chocar um dos ovos e cuidar do filhote”. A decisão fez parte de uma estratégia da equipe para distribuir os ovos entre os ninhos e aumentar as chances de sobrevivência de todos os filhotes.

Com menos ovos para cuidar, os casais conseguiram se dedicar melhor a cada filhote. A tática deu certo: os dez pinguins-de-humboldt nasceram em abril e vêm se desenvolvendo com saúde. “É uma notícia fantástica para a espécie e um sucesso brilhante para o programa internacional de reprodução para conservação”, comemorou Zoe Sweetman, gerente da equipe de pinguins do Zoológico de Chester.

Os pinguins-de-humboldt compartilham as tarefas de alimentação e cuidado dos filhotes. Os adultos ingerem os peixes fornecidos pelos tratadores e os transformam em uma “sopa rica em proteínas”, regurgitada para alimentar os pequenos.

Segundo o zoológico, os filhotes devem entrar na água pela primeira vez nos próximos dias. Os pinguins-de-humboldt são animais sociais e costumam viver em grandes colônias para se protegerem de predadores. Exímios nadadores, enxergam bem tanto debaixo d’água quanto em terra firme.

A espécie, encontrada na costa do Peru e do Chile, é classificada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Segundo a BBC, é a mais ameaçada entre as 17 espécies de pinguins. O nascimento de dez filhotes em uma única temporada no zoológico do Reino Unido é visto como um marco positivo para a conservação.

Animais gays?

O comportamento homossexual entre animais já foi observado em centenas de espécies, incluindo os pinguins. Vários zoológicos ao redor do mundo já testemunharam uniões duradouras entre casais de pinguins machos, como o famoso Roy e Silo, do Central Park Zoo, em Nova York. Eles chegaram a tentar chocar uma pedra, e depois criaram um filhote de verdade, Tango — que, por coincidência, também formou um casal com outra fêmea.