web

Cloudflare com falha: ChatGPT, Twitter e outros sites apresentam erros; entenda

Empresa que protege milhões de sites contra ataques enfrenta problema

Usuários de diversos sites, como o X (antigo Twitter) e o ChatGPT da OpenAI , relataram estar enfrentando problemas na manhã desta terça-feira (18). O provedor de rede de distribuição de conteúdo (CDN), Cloudflare, está causando essa interrupção em múltiplas plataformas. A página oficial de status da empresa também confirmou a degradação contínua do serviço.

De acordo com o site de monitoramento de interrupções Downdetector, a interrupção começou quando um problema com o provedor do portal de suporte da Cloudflare surgiu, rapidamente se espalhando para problemas de serviço mais amplos. Usuários que tentam acessar os sites afetados estão encontrando dificuldades, como a impossibilidade de carregar posts no X, usar ferramentas de design como o Canva e chatbots como o ChatGPT, ou acessar jogos online como League of Legends.

Em muitos casos, usuários que tentam acessar esses sites relataram serem bloqueados por uma mensagem genérica, como “Desbloqueie challenges.cloudflare.com para prosseguir“, o que impede o acesso ao site protegido. Essa mensagem indica que os sistemas de segurança e de desafios fornecidos pela Cloudflare estão apresentando mau funcionamento, mesmo que os sites em si permaneçam operacionais.

O tempo de inatividade atual está diretamente relacionado aos problemas que a Cloudflare está enfrentando com seus sistemas.

O papel do provedor na entrega de conteúdo e na gestão dos desafios de segurança significa que seu status operacional impacta uma ampla gama de serviços de internet que dependem de sua infraestrutura de rede.

Challenges.cloudflare: o que a empresa disse sobre a interrupção

A Cloudflare escreveu inicialmente: “A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros 500 generalizados, além de falhas no painel e na API da Cloudflare. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações em breve.”

Depois, a empresa informou: “Estamos observando a recuperação dos serviços, mas os clientes podem continuar a notar taxas de erro acima do normal enquanto prosseguimos com os esforços de correção. Continuamos investigando esse problema.”

A Cloudflare é responsável por uma parte substancial da internet moderna. Ela fornece serviços de entrega de conteúdo, proteção de segurança e ferramentas que mantêm os sites online durante picos de tráfego ou ataques cibernéticos.

Quando seus sistemas falham, o impacto se propaga muito além de qualquer serviço individual. Desta vez não foi diferente. Uma ampla gama de sites não relacionados pareceu ficar fora do ar simultaneamente, ecoando a escala da interrupção da AWS no mês passado.