‘Coisa idiota’: primeiro-ministro do Canadá reage a tarifaço de Trump
Primeiro-ministro do Canadá anunciou tarifa de 25% sobre produtos importados dos EUA e estuda ações não tarifárias

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de promover um ‘tarifaço’ sobre produtos canadenses. Em pronunciamento à imprensa nesta terça-feira (4), Trudeau disse que as medidas tomadas por Trump são “uma coisa muito idiota de se fazer”.
O primeiro ministro anunciou, na ocasião, ações de retaliação aos norte-americanos. Entre elas, estão as tarifas de 25% sobre US$ 155 bilhões em produtos importados dos EUA. Parte dessas tarifas, o equivalente a US$ 30 bilhões, será aplicada imediatamente, enquanto o restante passará a valer em 21 dias.
O governo canadense também estuda medidas não tarifárias, como a revisão de contratos com empresas norte-americanas.
Trump justificou o tarifaço como forma de pressionar México e Canadá a intensificar o controle das fronteiras com os EUA, sob argumento de que alto volume de drogas está entrando em solo americano, em especial o fentanil. No entanto, a imprensa diz que a real motivação é o interesse de fortalecer a indústria interna.
“Não há absolutamente nenhuma justificativa ou necessidade para essas tarifas hoje. O pretexto legal que seu governo usa para trazer essas tarifas é de que o Canadá aparentemente não está disposto a ajudar na luta contra o fentanil ilícito. Mas isso é totalmente falso”, destacou Trudeau.