Elon Musk diz que vai processar Apple por favorecer ChatGPT na App Store
"A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store", disse o biolionário

O bilionário Elon Musk disse que sua startup de inteligência artificial xAI tomará medidas legais contra a Apple, acusando a empresa de violar os regulamentos antitruste ao gerenciar as classificações da App Store.
“A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas”, disse Elon Musk na rede social X. No entanto, Musk não forneceu provas para apoiar sua alegação.
Apple is behaving in a manner that makes it impossible for any AI company besides OpenAI to reach #1 in the App Store, which is an unequivocal antitrust violation.
xAI will take immediate legal action.— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
Atualmente, o ChatGPT ocupa o primeiro lugar na seção “Principais aplicativos gratuitos” da App Store para iPhones nos EUA, enquanto o Grok, da xAI, está em quinto lugar e o chatbot Gemini, do Google, está em 57º. A Apple tem uma parceria com a OpenAI que integra o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs.
“Ei @Apple App Store, por que você se recusa a colocar o X ou o Grok na sua seção ‘Must Have’ quando o X é o aplicativo de notícias número 1 do mundo e o Grok é o número 5 entre todos os aplicativos? Vocês estão fazendo política?”, disse Elon Musk em outro post.
Hey @Apple App Store, why do you refuse to put either 𝕏 or Grok in your “Must Have” section when 𝕏 is the #1 news app in the world and Grok is #5 among all apps?
Are you playing politics? What gives? Inquiring minds want to know. https://t.co/3wenLZGtwG— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2025