Estudo aponta tipo de pão que pode ajudar a aliviar a prisão de ventre
Substância fornece fibras solúveis e insolúveis, o que melhora 'consistência e frequência das evacuações

(O Globo) Durante décadas, o pão foi associado à indigestão e a problemas intestinais, especialmente em pessoas com digestão lenta. No entanto, novas pesquisas científicas têm contestado essa má reputação e apontado uma variedade específica como possível aliada da saúde digestiva: o pão de centeio.
Cientistas britânicos do King’s College de Londres publicaram um estudo que desenvolveu diretrizes alimentares sobre o que comer para aliviar a prisão de ventre, com informações baseadas em evidências científicas.
Único pão que pode ajudar a aliviar a prisão de ventre
Entre as principais recomendações estão kiwi, água mineral e, surpreendentemente, pão de centeio. A autora do estudo, Eirini Dimidi, explicou que os resultados desafiam algumas ideias já estabelecidas.
“Nossas diretrizes concluíram que simplesmente não há evidências suficientes para sugerir que a fibra, em geral, funcione especificamente para a constipação. Em vez disso, nossa pesquisa revela algumas novas estratégias alimentares que podem ajudar os pacientes”, disse ela, em um comunicado divulgado em outubro.
A gastroenterologista Roshini Raj, de Nova York, que não participou do estudo, explicou à Fox News que o pão de centeio é claramente diferente de outras variedades.
“Seu alto teor de fibras o diferencia de outros pães”, afirmou ele.
No estudo, compararam o pão de centeio com o pão branco, e apenas o primeiro ajudou a aliviar a constipação. Além disso, o especialista — autor do livro “Renovação Intestinal” — destacou que o centeio contém ferro, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes que contribuem para a produção de energia, saúde imunológica e função cognitiva.
Raj foi enfático sobre o pão branco: “Ele é pobre em fibras e também contém farinha refinada, o que pode piorar a constipação.” O centeio, por outro lado, fornece fibras solúveis e insolúveis, o que melhora “a consistência e a frequência das evacuações, aumentando o volume das fezes e atraindo água para o intestino.”
O que você precisa saber antes de adicionar pão de centeio à sua dieta para aliviar a constipação
Embora os benefícios sejam claros, os especialistas recomendam cautela. Raj aconselhou a introdução gradual do pão de centeio, pois seu alto teor de fibras pode causar inchaço.
“Existem muitos alimentos ricos em fibras, não apenas o pão de centeio, então é uma boa ideia consumir uma variedade deles para garantir que você esteja ingerindo não só fibras, mas também outros nutrientes”, observou, enfatizando que “aumentar a ingestão de água é útil para a constipação”.
Da mesma forma, a médica naturopata Debra Muth, de Wisconsin, que também não participou do estudo, destacou que o centeio “estabiliza o açúcar no sangue, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, alimenta o microbioma e fornece os minerais que o corpo realmente precisa”. Como ele explicou, “a maioria dos pães hoje em dia é feita com farinha refinada, da qual foram removidas as fibras, o que piora a constipação em vez de melhorá-la”.
“O pão de centeio é diferente”, afirmou Muth, acrescentando: “Ele tem mais fibras, um índice glicêmico mais baixo e é muito mais benéfico para o intestino. É um dos poucos pães que realmente promove a motilidade intestinal, em vez de prejudicá-la”.
Por fim, a especialista alertou: “É preciso procurar pão de centeio autêntico, feito com farinha de centeio, e não pão de trigo tingido de marrom.”