MENOS TELAS

França quer proibir redes sociais para menores de 15 anos e vetar celulares em escolas

Governo espera conseguir aprovar a proposta no 1º trimestre de 2026

O governo francês vai propor um projeto de lei que proíbe o acesso às redes sociais para jovens menores de 15 anos. Segundo o jornal Le Monde, a proposta elaborada neste fim de ano também veta o uso de telefones celulares nas escolas e a expectativa é que entre em vigor no começo do ano letivo de 2026, em setembro.

Para isso, o governo espera conseguir aprovar a proposta no 1º trimestre de 2026. O Conselho Superior de Educação, órgão consultivo do Ministério da Educação da França, deve se reunir em 7 de janeiro para avaliar a extensão da proibição.

No Brasil, o uso de celulares em escolas teve restrição neste ano e vale para aulas, recreios e intervalos. Na Austrália, as redes sociais já são proibidas para menores de 16 anos.

Sem celular

Ainda sobre a proibição do uso do celular, Goiás aprovou regulamentação da medida federal no começo de fevereiro, dando um prazo de 180 dias para que as unidades de ensino, tanto públicas quanto privadas, adequem seus projetos pedagógicos e regimentos internos.

A nova regulamentação do Conselho Estadual de Educação (CEE) permite que as escolas decidam as melhores estratégias para proibir o uso indevido dos celulares. A resolução especifica que o aluno é responsável por manter o dispositivo guardado em sua mochila, desligado, durante o período de aula, salvo exceções como a utilização para fins pedagógicos ou de acessibilidade.