Gaivota vomita rato segundos antes da fumaça branca anunciar papa; vídeo
Ave apareceu alimentando filhote no telhado da Capela Sistina, em Roma

Uma gaivota virou protagonista de um momento inusitado nesta quinta-feira (8/5), no Vaticano. Ela vomita um rato para alimentar o filhote segundos antes da fumaça branca anunciar o novo papa, Leão XIV. O registro foi feito no teto do Palácio Apostólico, bem próximo à chaminé da Capela Sistina.
A cena mostra a gaivota regurgitando o rato para alimentar um filhote. Sem saber que estava em um dos pontos mais observados do planeta, a família de aves fez sua refeição em paz, pouco antes da simbólica fumaça branca surgir, indicando que o novo papa havia sido escolhido.
- Novo papa, Leão 14 já esteve no Brasil diversas vezes; veja em quais cidades
O vídeo captado pelas câmeras do próprio portal do Vaticano viralizou. Vale ressaltar que o comportamento é comum entre as aves: a regurgitação permite que os pais processem o alimento parcialmente, facilitando a digestão e garantindo que os filhotes recebam nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.
Enquanto o mundo católico celebrava a escolha do novo líder, a gaivota involuntariamente entrou para a história da Igreja Católica — com um rato no bico e o olhar atento de milhões de testemunhas.
Gaivota vomita rato segundos antes da fumaça branca anunciar papa; vídeo
A gaivota tinha vomitado um RATO trinta segundos antes da fumaça branca do conclave surgir pra alimentar o seu filhote.pic.twitter.com/xHrCdSS8iV
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) May 8, 2025
Europeus disputam quem imita melhor uma gaivota; vídeo
A pacata cidade costeira de De Panne, no Norte da Bélgica, foi invadida por gritos estridentes no último final de semana em uma competição para ver quem imita melhor uma gaivota. Vindos de todos os cantos da Europa, os participantes imitaram o som e o comportamento das aves em um evento curioso e inusitado. Assista ao vídeo!