Homem desarma atirador de ataque na Austrália que deixou 11 mortos
"É a cena mais inacreditável que já vi: um homem se aproximando de um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando sua própria vida em risco para salvar a vida de inúmeras outras pessoas"

Um homem desarmou um dos dois autores de um ataque a tiros que deixou pelo menos 11 mortos na manhã deste domingo (14), na Austrália. O caso foi registrado por câmera de segurança e o indivíduo foi classificado pelo governador do estado australiano de Nova Gales do Sul, Chris Minns, de “herói genuíno”.
O ataque a tiros aconteceu na praia de Bondi, em Sydney. Além dos mortos, 11 pessoas ficaram feridas, duas delas policiais. Um dos atiradores também morreu, enquanto o outro está em estado crítico. O Itamaraty disse não haver informações sobre brasileiros atingidos no local.
“É a cena mais inacreditável que já vi: um homem se aproximando de um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando sua própria vida em risco para salvar a vida de inúmeras outras pessoas”, disse Minns em uma coletiva de imprensa.
No vídeo, é possível ver quando o homem de camiseta branca consegue desarmar o atirador. Não foi informado se ele é apenas um cidadão ou um policial. “Esse homem é um herói genuíno e não tenho dúvidas de que muitas, muitas pessoas estão vivas esta noite graças à sua bravura”, afirmou o governador.
A motivação para o ataque ainda não foi revelada. Os disparos aconteceram em um evento que celebrava o festival judaico de Hanukkah. Na rede social X, a polícia de Nova Gales do Sul disse que “a operação policial continua em andamento e seguimos orientando as pessoas a evitarem a área”.