Homem mais obeso do mundo morre aos 41 anos
Juan Pedro Franco vivia no México e foi reconhecido como homem vivo mais obeso do mundo pelo Guinness Book, em 2017

Morreu no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, um mexicano de 41 anos de idade que já foi o homem vivo mais obeso do mundo. O nome dele era Juan Pedro Franco. O reconhecimento que ele obteve foi dado pelo Guinness Book em 2017.
“Nos últimos dias, seu estado de saúde foi comprometido em decorrência de uma infecção renal que evoluiu com complicações sistêmicas, o que levou ao seu falecimento enquanto estava hospitalizado”, disse o cirurgião bariátrico José Antonio Castañeda ao portal de notícias Univision Noticias.
“É importante saber que ter vivido durante muitos anos com obesidade extrema implica um maior desgaste para o organismo e uma maior vulnerabilidade a diferentes eventos de saúde, sem que isso permita estabelecer relações causais específicas neste caso”, afirmou o médico.
Juan Franco registrou 595 quilos quando alcançou o título de homem vivo mais obeso do mundo. Após registrar o recorde, o mexicano deu início a um tratamento que visava a redução de peso, tendo em visto que ele vivia acamado e lidava com uma série de compilações decorrentes dessa comorbidade.
Graças a dietas e intervenções cirúrgicas, Juan Franco conseguiu voltar a caminhar e inclusive reuniu condições de saúde suficientes para ganhar uma batalha contra a covid-19 em 2020, no auge da pandemia. Vale lembrar que a obesidade é um fator que aumenta o risco de morte em pessoas contaminadas.
Em cinco anos, o homem conseguiu excelentes resultados devido à sua dedicação. No último registro feito pelos médicos que cuidavam dele, o peso havia diminuído dois terços e chegado a 182 quilos, dos quais uma alta porcentagem correspondia a excesso de pele.
Franco sofria de diversas doenças, como hipertensão, diabetes, linfedema e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), entre outras.

Recorde mundial
Embora fosse o homem mais obeso vivo em 2017, Juan Pedro não foi o mais gordo da história. Esse recorde pertence ao norte-americano Jon Brower Minnoch, que viveu em meados do século passado.
Jon chegou a pesar aproximadamente 635 kg, um número que o colocou no Guinness World Records como o homem mais pesado de todos os tempos. O sobrepeso era tão grande que, aos 12 anos, ele já tinha cerca de 130 quilos.
Minnoch mobilizou uma grande quantidade de pessoas e equipamentos quando precisou ser internado no hospital, em razão da saúde debilitada. Ele se submeteu a um tratamento que o fez perder 300 quilos, mas apesar da perda significativa, o corpo já havia sofrido danos irreversíveis. O norte-americano faleceu em 1983, deixando um dos casos mais emblemáticos da medicina moderna.
