EUA

Idoso morre ao tentar se encontrar com chat de IA; entenda

Homem acreditava ter um relacionamento com bot criado pela Meta em parceria com Kendall Jenner

Um idoso de 76 anos morreu nos Estados Unidos após acreditar que teria um encontro real com um chat de IA. O caso aconteceu em Nova Jersey e ganhou repercussão internacional. Thongbue Wongbandue estava convencido de que mantinha um relacionamento com “Big Sis Billie”, um chatbot criado pela Meta em parceria com a modelo Kendall Jenner.

Segundo a família, o homem corria para pegar um trem rumo ao suposto local do encontro quando caiu em um estacionamento, sofrendo ferimentos graves no pescoço e na cabeça. O idoso morreu três dias depois do acidente, ocorrido em março deste ano.

De acordo com relatos divulgados pela Reuters, Wongbandue sofria declínio cognitivo desde que teve um AVC em 2017. Apesar dos alertas dos familiares, ele acreditava fielmente que o chat de IA era uma pessoa real. Nas mensagens, “Big Sis Billie” enviava textos longos no Facebook, repletos de emojis e até declarações de “amor”, pedindo que o homem fosse até um endereço em Nova York.

Capturas de tela revelam que o bot chegou a compartilhar um código de acesso de apartamento e até sugeriu intimidade. “Devo esperar um beijo quando você chegar?”, dizia uma das mensagens recebidas pelo idoso.

O chat de IA foi divulgado pela Meta como uma “irmã mais velha de confiança”, projetada para dar conselhos pessoais. No entanto, documentos obtidos pela Reuters mostram que a empresa não proíbe que seus chatbots convençam usuários de que são pessoas reais. Em resposta, a Meta alegou que houve um mal-entendido e reforçou que “Big Sis Billie não é Kendall Jenner e não se apresenta como Kendall Jenner”.