oi?

Livro infantil é marcado como ‘sexualmente explícito’ por causa do sobrenome da autora: Gay

Obra foi alvo de 'censura' em sistema de biblioteca nos EUA

Um livro infantil sobre irmãos lendo livros juntos foi sinalizado como como potencial “sexualmente explícito” num sistema de biblioteca pública do Alabama (EUA) porque o sobrenome da autora. “Read Me a Story, Stella” (Leia uma história para mim, Stella), da autora Marie-Louise Gay, foi incluído em lista de livros “sensíveis” no sistema da Biblioteca Pública do Condado de Huntsville-Madison (HCPL, na sigla em inglês), de acordo com o site “AL.com“.

Donos abandonam cachorro por acharem que ele é gay, nos EUA

O livro teria sido removido da seção infantil do sistema da biblioteca, mas os funcionários detectaram o erro antes que ele fosse retirado das prateleiras.

A diretora executiva do HCPL, Cindy Hewitt, disse ao meio de comunicação que o livro foi colocado por engano na lista de 233 títulos por causa da palavra-chave “gay“.

“Obviamente, não vamos tocar nesse livro”, disse Hewitt.

Ela disse que pediu a 10 gerentes de filiais que usassem palavras-chave como “sexualidade, gênero, sexo e namoro” ao explorar possíveis livros a serem sinalizados, mas observou que houve falta de comunicação e confusão durante o processo.

O livro foi publicado pela primeira vez em 2013. A personagem principal, Stella, apresenta a leitura ao irmão mais novo, Sam. A obra conta a história da dupla construindo juntos uma casinha de cachorro, segundo sinopse online do livro.

A lista que incluía esse livro e outros 232 enfrentou críticas internas e públicas porque os críticos dizem que ela tinha como alvo a comunidade LGBTQ. Cindy negou.

Kirsten Brassard, da Groundwood Books, editora de Gay, afirmou que o livro da cliente nunca havia sido “censurado erroneamente”.

Livro infantil é marcado como ‘sexualmente explícito’ por causa do sobrenome da autora: Gay — Foto: Reprodução